
A cidade de Belo Horizonte colocou em operação o seu primeiro micro-ônibus movido a GNV e biometano. A capital mineira tem metas de descarbonização do transporte, conforme prevê seu Plano de Mobilidade 2030.
O modelo é o recém-lançado Fly 10 – GV, da Volare. Com três cilindros, é capaz de armazenar 360 litros de combustível, o que garante 450 km de autonomia. Segundo a fabricante, o micro-ônibus reduz em 84% a emissão de gases do efeito estufa.
O primeiro micro-ônibus a GNV e biometano fez sua viagem inaugural na primeira semana de abril. O veículo partiu do ponto final no bairro Ouro Minas.
Até 27 de abril, o micro-ônibus passará por operação assistida, trafegando em 4 rotas diferentes do transporte de Belo Horizonte, sendo elas: linhas S53 (Confisco-Ouro Minas), S66 (Tupi-Europa), S61 (Mantiqueira-Estação Vilarinho) e S92 (Esplanada-Buritis).
“Belo Horizonte avança na modernização do transporte coletivo e na busca por tecnologias que tragam ao passageiro viagens mais sustentáveis e confortáveis”, disse o superintendente de mobilidade, Rafael Murta.
“A operação assistida é um importante momento de avaliação para tomadas de decisão e acompanharemos de todos os dados de operação, assim como feito nos veículos elétricos.”
A descarbonização do transporte público é a principal meta do Plano Diretor de Mobilidade de Belo Horizonte. Nele, está previsto que até 2030, 100% de veículos movidos a combustíveis renováveis e 40% de renovação da frota de ônibus com veículos híbridos ou movidos a energia limpa.
O micro-ônibus movido a GNV e biometano é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Volare, Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais), Agrale e o Sindicato dos Permissionários Autônomos.
Fonte: Automotive Business