A evolução dos carros trouxe muitos benefícios principalmente quanto aos cuidados que facilitam a vida do motorista e o gasto menor com manutenção
O AutoPapo sempre produz matérias falando sobre a importância de fazer a manutenção correta do seu veículo e que o motorista deve respeitar os prazos estabelecidos pelas montadoras para a substituição de algumas peças de carro. Claro que existem certos componentes que você troca apenas quando surge a necessidade de reparo.
Com a evolução dos processos de manufatura e dos materiais utilizados, muitas peças de carro simplesmente não precisam mais de manutenção: elas duram praticamente o mesmo que o próprio veículo.
A criticada correia dentada evoluiu: em alguns motores, como o 1.0 turbo da Chevrolet ou o 1.0 aspirado da Ford, ela é banhada a óleo – o mesmo usado para lubrificar o motor. Desta maneira, a durabilidade prevista para ela é praticamente a mesma da vida útil do motor.
É importante, no entanto, que o motorista respeite o plano de manutenção do motor e utilize o óleo com as especificações estabelecidas pela montadora para não ter problemas com essas peças de carro.
Os faróis de LED têm diversas vantagens em relação aos com lâmpadas alógenas, entre elas, a durabilidade. A durabilidade do LED é de no mínimo 15 anos, enquanto as lâmpadas comuns têm durabilidade média de 3 anos. A nova tecnologia não precisa de cuidados especiais. A dica para aumentar a vida útil dos faróis de LED é manter todo o sistema elétrico do veículo em bom estado.
Normalmente, o fluido de direção hidráulica já dispensa manutenção: basta checar se ele está no nível correto. No entanto, com a massificação dos sistemas de direção elétrica, até a chance de vazamento e outros problemas relacionados aos componentes do sistema hidráulico estão superados.
Era fácil identificar quando o carro estava com o escapamento furado: o ronco do motor ficava mais encorpado – e, às vezes, irritante. Mas a evolução na produção dos silenciosos e abafadores, com novos materias nessas peças de carro, acabou com a necessidade de trocas ou soldas e não é raro ver carros com quase 20 anos e seus escapamentos originais.
A troca do óleo de caixas de marchas manuais já foi riscado do plano de manutenção da maioria dos carros novos. A tendência é que o mesmo ocorra com as transmissões automáticas e seus fluidos long life.
O carro elétrico vai simplificar a manutenção automotiva em tudo o que envolve o motor a combustão: troca de óleo lubrificante, filtros de ar, óleo e combustível e sistemas de alimentação e de ignição, entre outras peças de carros.
Fonte: Auto Papo