Modelos com bom espaço interno e pacote de custo-benefício atrativo fazem consumidor comum prestar atenção em veículos movidos a bateria.
Impressionante como o lançamento de um carro pode movimentar um mercado inteiro. A chegada do BYD Dolphin por R$ 150 mil e com o “bônus” do wallbox fez diversas concorrentes revisarem seus planos com carros elétricos (EVs). A primeira foi outra chinesa recém-chegada ao Brasil, a GWM que antecipou a apresentação do Ora 03. JAC, Caoa Chery e Renault revisaram os preços de seus modelos EV e baixaram o preço. Detalhe: todos carros chineses – sim, até o Renault. Por fim, a Stellantis entrou na dança e baixou o valor do seu Peugeot e-2008.
Como uma concorrência saudável faz bem, né? E digo mais, agora, com os carros elétricos “mais baratos”, o consumidor que nem estava pensando em um EV como uma possibilidade para o presente, já começam a olhar para eles como uma opção real em relação aos carros com motor térmico. Fui buscar um BYD Dolphin para a produção de conteúdo para o AutoPapo e lá na concessionária tinha um cliente muito interessado no Seal, apresentado recentemente como uma alternativa aos carros premium alemães. O modelo atual dele: um Mercedes-Benz Classe C. Pois é…
As duas marcas, BYD e GWM, estão com preços muito agressivos e estão oferecendo carros que nada devem em relação aos “players tradicionais” – e, em muitos aspectos, são superiores. Quando a GWM deu mais detalhes do Ora 03, deu uma comparada rápida com alguns modelos “convencionais”: em dimensões, é compatível com SUVs compactos… E tem como atrativo o design a la Porsche, o pacote de equipamentos e, se mantiver o padrão dos outros carros da marca, o bom acabamento. Junte isso tudo ao fato de ser um carro elétrico, moderninho… Eu acho que o consumidor vai, no mínimo, ficar curioso.
O fato de a BYD vender 3.000 unidades do Dolphin em poucos dias mostra que os brasileiros estão ávidos por carros elétricos acessíveis, mas que valham a pena pelo espaço interno, pela qualidade do acabamento ou pelo desempenho.
O carro elétrico está longe se tornar um produto para as massas por aqui. Pelo contrário, vai continuar sendo bem nichado. Mas que bom que já existe uma boa variedade de modelos de carros elétricos que estão cada vez mais próximos do consumidor “comum”.
Fonte: Auto Papo