O carro “queridinho” não é surpresa para muitas pessoas, já que é o VW Gol. De acordo com o Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, o hatch é o mais buscado pelos usuários na plataforma no último trimestre.
Gol é o carro queridinho até R$ 50 mil.
O Gol, da Volkswagen, aparece em primeiro lugar no levantamento dos veículos seminovos mais pesquisados no terceiro trimestre no país.
Em segundo lugar, outro querido, o Fiat Palio, seguido do tanque de guerra Uno. Na quarta posição, o Ford Fiesta e em quinto o Honda Civic (5º).
Veja o ranking dos carros usados anunciados por até R$ 50 mil mais buscados no terceiro trimestre no Brasil:
Os dados são do Webmotors Autoinsights, braço da Webmotors que reúne dados do mercado automotivo.
Vale a pena comprar um VW em 2023?
O Gol é um dos carros mais icônicos que já rodou por essas bandas. Com uma história de sucesso que se estende por décadas, o modelo conquistou o coração dos brasileiros com seu design amigável, mecânica, baixo custo de manutenção e confiabilidade.
No entanto, a recente parada em sua produção levanta a questão: vale a pena comprar um Gol mesmo depois de ter saído de linha?
De acordo com outra pesquisa, essa da Mobiauto, o VW Gol teve uma valorização de até 32% após ter saído de linha.
Entre as versões, tiveram uma maior valorização, como é o caso do Gol 2010, com 8,57% de alta.
Porém, as linhas mais novas como a de 2022 registraram 7,74% de desvalorização.
Isso acontece porque os preços estabilizaram após alguns meses e a tendência é que o hatch mantenha uma depreciação mais estável, assim como outros veículos descontinuados por suas empresas.
Ao considerar a compra de um veículo que saiu de linha, é importante ponderar alguns pontos. Primeiramente, é necessário avaliar o mercado de carros usados e a disponibilidade de peças de reposição para o modelo em questão.
No caso do Gol, devido à sua popularidade e longa trajetória, é provável que ainda existam muitas opções disponíveis no mercado de usados e uma ampla variedade de peças de reposição.
Resumindo, se a intenção é aproveitar uma oportunidade de mercado e ter na garagem um carro por um longo tempo, a resposta é SIM.
Agora, se a ideia é fazer um negócio procurando uma valorização futura, ao menos que seja o Gol Last Edition ou uma edição colecionável, a resposta é NÃO.
E aí, ele está na sua lista como o carro favorito entre os baratinhos?
Fonte: Garagem 360º