Puxadas por Europa e exportações chinesas, vendas de automóveis e comerciais evoluem na casa dos dois dígitos.
Outubro foi um mês positivo para o mercado mundial de veículos. O mês teve 7,8 milhões de automóveis de passeio e comerciais leves vendidos no planeta, o que representa crescimento de 11% em relação a setembro e de 10% na comparação com o mesmo mês de 2022.
Os dados são da Global Data. No acumulado de 2023, as vendas mundiais de veículos leves somam 73,4 milhões de unidades, 10,4% de evolução sobre a soma de janeiro a outubro do ano passado.
O desempenho positivo do mercado global de veículos foi puxado especialmente por dois mercados. Um deles foi o da Europa Ocidental, com 1,06 milhão de carros em outubro, 13,3% a mais que igual mês de 2022. Nos 10 meses deste ano, a região acumula mais de 11 milhões de unidades, quase 17% de crescimento em relação ao mesmo recorte de 2022.
Segundo a Global Data, o aumento de vendas no mercado europeu se deve à normalização das linhas de produção, que começam a equilibrar a oferta de carros no continente. A expectativa é que o crescimento continue até 2024, porém, em um ritmo mais lento.
China também puxa as vendas do mercado global de veículos
Outra região que ajudou a alavancar o mercado global de veículos foi a China. Foram 2,7 milhões de veículos leves comercializados, alta de 10,7% na comparação com outubro de 2022.
Para a consultoria, as exportações contribuíram significativamente para o desempenho comercial chinês em outubro No somatório de 2023, o país anotou 23,5 milhões de carros negociados, 7,6% a mais que os 10 meses do ano passado.
Os Estados Unidos tiveram crescimento tímido, de 2,2%. Impacto direto da greve do sindicato dos metalúrgicos norte-americano UAW, que paralisou a produção das três principais montadoras do país.
Já a América do Sul (Brasil e Argentina) teve pouco mais de 246 mil unidades vendidas em outubro, crescimento de 24% ante outubro de 2022. No aumulado, são 2,1 milhões de veículos leves licenciados na região, 11,4% a mais que janeiro-outubro do ano passado.
A expectativa da Global Data é de que, até o fim de 2023, 94 milhões de veículos leves sejam comercializados em todo o mundo. Ou seja: pelo menos 21 milhões de unidades terão de ser vendidas em novembro e dezembro.
Fonte: Automotive Business