Criminosos têm usado várias estratégias para aplicar golpes envolvendo o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Identificamos 3 tipos mais comuns. Acompanhe!
Como saber se o IPVA é golpe?
Diante de tantas estratégias, fica mais difícil se desviar de algum tipo de crime. Contudo, existem algumas formas de proteger seus dados e a sua segurança. A seguir, explicamos quais são elas e como você deve agir.
Golpe do IPVA: confira 5 dicas para não cair nele
Uma das práticas mais comuns dos criminosos é falsificar as páginas das Secretaria da Fazenda dos estados. Para que você não caia em cilada, o recomendamos sempre optar por páginas com final gov.br.
Diversos estados oferecem desconto para contribuintes que pagam IPVA à vista. Entre os principais, destacam-se:
Tendo isso em mente, confira as informações oficiais e sempre desconfie de valores muito baixos, uma vez que também podem ser recursos de criminosos para aplicar golpes.
Estados, como São Paulo, permitem o pagamento do IPVA por meio do Pix. Apesar disso, antes de fazer qualquer transferência, sempre confira quem vai ser o beneficiário.
Ou seja: via de regra, a transferência deve estar em nome da Secretaria da Fazenda do estado em que você reside.
Nunca é demais lembrar que as Secretarias da Fazenda não encaminham SMS ou e-mail com boletos ou links para que você obtenha descontos no pagamento do tributo. Além disso, ela não faz esse tipo de divulgação em redes sociais.
Portanto, jamais clique em links que você não tem conhecimento, combinado?
Outra prática comum do golpe do IPVA usada pelos criminosos é se passar por funcionários da Secretaria da Fazenda ou do Detran. Se você receber esse tipo de contato, mantenha a calma e evite fazer pagamentos ou informar algum tipo de dado pessoal.
Isso porque, essas instituições não fazem a cobrança do tributo por meio de telefonemas.
Como saber se o boleto do IPVA é verdadeiro?
A forma mais comum de verificar a veracidade de um boleto é conferir as informações impressas na frente e no verso do canhoto. Portanto, antes de concluir esse processo, veja os dados e observe se eles correspondem as secretarias da fazenda do seu estado.
Fonte: Garagem 360º