A Volkswagen já sentiu a pressão sobre os elétricos da linha ID e segundo a KBA, associação dos fabricantes alemães, clientes estariam reclamando da marca por focar nos carros elétricos e esquecer o cliente tradicional.
Nesse caso, eles estão falando de compradores de carros a combustão, como o Passat, por exemplo. E não apenas isso, tem que será o grande da VW com motor diesel.
Só no primeiro trimestre de 2024, o Passat TDI vendeu 70% mais que um elétrico correspondente, o ID.7. Foram 17.928 unidades comercializadas, sendo 4,1 vezes mais que o ID mais emplacado no período.
Numa comparação, os alemães compraram 4.677 unidades contra somente 258 exemplares do ID.7. Desse total da perua alemã (lembrando que o sedã saiu de linha justamente para o elétrico ocupar seu espaço), foram 3.565 somente abastecidos com diesel.
O Passat TDI da nova geração emplacou 1.400% acima que do correspondente elétrico de geração futurista. Isso mostra que os clientes da VW ainda preferem os bons e velhos carros com motores TSI e TDI em especial.
Em sua totalidade, a gama VW de carros elétricos ID vendeu 4.349 unidades em março e 8.637 unidades no trimestre. O que se sabe é que a VW viu as vendas subirem com ID.Buzz e o ID.7, porém, o volume geral ainda é bem abaixo do esperado.
Se fosse a questão da oferta, ficaria tudo bem, mas a oferta de elétricos é ampla e variada, não sendo assim esse o problema. As pessoas querem manter seus carros a gasolina ou diesel, só os comprando zero km.
Para a VW isso será um problema nos próximos anos, pois o portfólio da família ID cresceu muito e ainda existem elétricos a caminho. Após gastar dezenas de bilhões de euros, a marca alemã não pode mais voltar atrás.
Agora, a alternativa é empurrar a linha ID ao encontro de uma nova geração de carros tradicionais que viraram elétricos, como o Golf e um possível retorno do Passat sedã após o ID.7. Até Scirocco estaria na mira.
Fonte: Notícias Automotivas