Dicas para garantir a melhor experiência no trânsito
Em poucos segundos, podemos tomar decisões que nos ajudam na hora de dirigir!
Dirigir já é uma experiência incrível, e pode ficar perfeita quando adotamos algumas práticas simples antes mesmo de sair com o carro.
Nesta edição vamos abordar ótimas ideias para quem encara o trânsito das grandes cidades diariamente. Se você é recém-habilitado, o conteúdo a seguir pode ser ainda mais útil.
Vem com a gente e passe a ver até aquele congestionamento chato com outros olhos depois de conhecer as dicas de hoje!
Dicas para seguir antes de sair com o carro
É verdade que as ações mais importantes de um motorista são executadas com o carro em movimento. Porém, antes mesmo de pensar no veículo e começar a dirigir, que tal focar no seu bem-estar?
Nesse sentido, sugerimos um breve planejamento de rota sempre que for dirigir. Ainda que você já conheça o caminho, cheque aplicativos que mostram a atualização do trânsito em tempo real.
Isso leva apenas alguns segundos, mas faz toda a diferença. Se a sua rota preferida estiver com um trânsito mais intenso do que o normal, pode ser interessante optar por ruas e avenidas alternativas.
Dessa forma, você já consegue estudar o caminho com antecedência e fica muito mais tranquilo para dirigir.
Calcular o tempo de deslocamento até o trabalho também evita ser surpreendido com um engarrafamento que atrase o seu dia. Se não tiver jeito de fugir do trânsito, é essencial estar confortável no carro.
Na correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo disso e saindo “de qualquer jeito”. No entanto, sempre vale a pena reservar uns minutinhos para ajustar o encosto e assento do banco.
Além de garantir o seu conforto, essa prática contribui até para melhorar a visibilidade. Lembre-se que precisamos enxergar todo o vidro traseiro do carro pelo retrovisor interno, e as faixas laterais ao olhar nos espelhos externos. A posição do banco tem interferência direta nisso.
Por fim, tire do seu campo de visão qualquer obstáculo, por menores que sejam. Chaveiros, correntes e outros objetos não devem ficar pendurados no retrovisor interno se estiverem próximos à altura dos olhos.
É recomendável ouvir música e conversar no carro?
Ouvir música e conversar são práticas comuns ao dirigir. Mas será que apresentam algum risco? A resposta depende do que motoristas e passageiros fazem.
Veja abaixo algumas dicas muito importantes para dirigir sem perder o foco na pista e demais carros:
- Evite temas complexos: nas conversas com passageiros, prefira temas que você domina, façam parte do cotidiano e não gerem discussões. Mesmo que o papo esteja muito agradável, também é fundamental não desviar o olhar e permanecer com as duas mãos no volante;
- Ouça músicas calmas: canções relaxantes podem ajudar a enfrentar o trânsito intenso dos centros urbanos, enquanto músicas mais agitadas não são recomendadas. No entanto, seja qual for a playlist escolhida, não deixe que as letras o envolvam e tirem sua concentração;
- Celular, nem pensar: celular e direção não combinam nem para responder aquela mensagem rapidinho. Se for urgente mexer no aparelho, é melhor encostar o carro em um local seguro.
Aqui, vai um alerta: cada pessoa reage de maneiras diferentes a músicas e conversas no trânsito. Se você costuma se distrair com sons paralelos, o ideal é esquecer de rádio e bate-papo.
Essa dica vale especialmente para recém-habilitados. Se é o seu caso, aproveite para dirigir sempre em silêncio e se acostumar com os sons do trânsito, pois muitos são sinais para tomar decisões na condução de um carro.
Fonte: Radar Unidas