Só 9 carros ficaram mais baratos em um ano no Brasil; veja quais são

Versões de alguns veículos chegaram a ficar até R$ 33 mil mais baratas entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025.

Se você acompanha o mercado automotivo, já sabe que os carros ficaram até R$ 40 mil mais caros em um ano no Brasil. Mas será que algum veículo chegou a ficar mais barato nesse período? A resposta é sim. Para ser mais exata, somente nove automóveis tiveram baixas nos preços nos últimos 12 meses. E um deles está mais de R$ 30 mil mais em conta.

Para chegar nessa lista, comparamos os preços públicos dos carros divulgados pelas fabricantes em janeiro de 2024 e janeiro de 2025. Além disso, contabilizamos apenas os dados das 15 marcas mais vendidas do Brasil. Para completar, não consideramos os carros que trocaram de geração, que passaram por facelifts profundos ou que foram lançados a partir de fevereiro de 2024.

  • Chevrolet Onix Plus LT Turbo – R$ 160 mais barato

O Chevrolet Onix Plus, o sedã mais vendido do Brasil, é comercializado em pelo menos cinco versões. E apenas uma delas ficou (um pouco) mais barata. Trata-se da LT AT Turbo, que custava R$ 114.150 no início do ano passado. O preço atual é de R$ 113.990. Ou seja, a diferença é muito pequena, de R$ 160. As demais configurações chegaram a ficar até R$ 7.270 mais caras.

  • Chevrolet Onix LT Turbo – R$ 720 mais barato

A situação é bem semelhante com o irmão menor, o Chevrolet Onix. Isso porque o hatch teve apenas uma configuração com o preço mais baixo no período. Neste caso, a diferença é um pouco maior, de R$ 760. Afinal, a versão LT AT Turbo saiu de R$ 108.210 para R$ 107.490. As demais tiveram acréscimo entre R$ 4.620 e R$ 6.400.

  • Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive – R$ 3 mil mais barato

O Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive, ou seja, a versão topo de linha do SUV médio, é mais um carro que ficou mais barato no último ano. O SUV médio teve uma redução de R$ 3 mil e agora custa R$ 176.990. No início de 2024, o preço era de R$ 179.990. Uma diferença de 0,8%. A configuração de entrada, chamada de Sport, foi lançada apenas em fevereiro e, por isso, não entra no ranking.

  • Volkswagen Virtus TSI Manual – R$ 4 mil mais barato

O Volkswagen Virtus é o único carro da fabricante alemã que ficou mais barato entre o começo de 2024 e o de 2025. Neste caso, a diferença é de R$ 4 mil na versão TSI com câmbio manual. O sedã compacto está sendo vendido por R$ 105.990 atualmente, mas já custou R$ 109.990. Por outro lado, a configuração Exclusive teve aumento de R$ 9.500.

  • Jeep Grand Cherokee 4xe – quase R$ 5 mil mais barato

O Jeep Grand Cherokee 4xe chegou ao Brasil em outubro de 2023. Na época, o preço era de R$ 569.990. Depois, em janeiro do ano seguinte, a Jeep já baixou o valor para R$ 554.950. Hoje, o SUV híbrido já custa R$ 549.990. Isso significa que, só no último ano, o modelo ficou R$ 4.960 mais barato.

  • Jeep Renegade Trailhawk – R$ 8 mil mais barato

O Jeep Renegade recebeu quatro novas versões em julho de 2024. Entre elas, uma nova configuração topo de linha, a Willys, que ficou acima da Trailhawk. Por isso, a versão do SUV compacto ficou mais barata. Em um ano, a diferença foi de R$ 8 mil. E isso mesmo com os ajustes de valores feitos no início deste ano, quando o modelo perdeu potência, mas ficou até R$ 8.400 mais caro.

  • Nissan Frontier – até R$ 10,6 mil mais barata

A Nissan Frontier teve quatro das suas seis versões com preços reduzidos no período de um ano. A que ficou mais barata no período foi a SE, que saiu dos antigos R$ 266.450 para os atuais R$ 256.390. Ou seja, uma diferença de R$ 10.060, ou de 3,9%. Por outro lado, outras configurações tiveram um aumento de até R$ 2.140.

  • Jeep Compass – R$ 18 mil mais barato

Quando a linha 2025 do Jeep Compass foi lançada, em abril de 2024, a grande novidade era a chegada do motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane, que até então equipava somente a Ram Rampage. Com isso, o SUV médio ganhou duas novas versões e chegou a ficar, à época, até R$ 20 mil mais barato. Hoje, o desconto diminuiu um pouco, mas ainda é de R$ 18 mil na versão Limited com motor diesel, e de R$ 2 mil na configuração Serie S.

  • Jeep Commander – até R$ 33 mil mais barato

A história do Compass se repete com o irmão maior, o Jeep Commander. A diferença é que o SUV grande, que comporta até sete passageiros, chegou a ficar até R$ 40 mil mais barato na época. Hoje, está R$ 33 mil mais em conta se comparado há um ano atrás, pelo menos na versão Overland TD350. Ainda assim, outras quatro configurações também baixaram de preço. Veja abaixo:

VersãoPreço em janeiro de 2024Preço em janeiro de 2025Diferença%
Jeep Commander Overland TD350R$ 338.990R$ 305.990– R$ 33.00010,8%
Jeep Commander Longitude TD350R$ 241.590R$ 227.990– R$ 13.6006%
Jeep Commander OverlandR$ 289.990R$ 276.990– R$ 13.0004,7%
Jeep Commander LimitedR$ 261.790R$ 253.990– R$ 7.8003,1%

Fonte: Auto Esporte

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato