
Revisão do carro e moto para o Carnaval: veja quais são os itens que você precisa avaliar para garantir a sua segurança nas estradas.
Confira nossa lista com diversas dicas práticas e didáticas para que você aprenda como deixar a sua moto ou carro preparado para pegar estrada no Carnaval. Acompanhe e tire suas dúvidas!
O que avaliar na moto e no carro antes de pegar estrada para o Carnaval?
O primeiro passo é fazer uma revisão completa no veículo, como orienta especialistas da AutoZone Brasil.
“A revisão antes da viagem não deve ser encarada como um gasto extra, mas sim como um investimento na segurança, conservação do veículo e um modo de evitar gastos desnecessários futuros. Pequenos cuidados podem evitar problemas mecânicos no meio do caminho, que além de trazerem riscos, podem gerar altos custos de reparo”, destaca a companhia em comunicado.
A seguir, você confere quais são os pontos que não devem ser ignorados pelos proprietários antes de pegar estrada.
Quando você mantém os pneus em bom estado, naturalmente, o seu veículo obtém mais estabilidade e aderência na estrada. Para isso, recomenda-se que você confira a calibragem dos pneus e o desgaste da banda de rodagem. Adicionalmente, veja se o estepe está em boas condições de uso.
Outra dica interessante é avaliar o fluido de freio e o estado das pastilhas. Neste momento, você deve observar ruídos, pedal duro ou borrachudo. Esses sinais mostram que os pneus não estão adequados para pegar estrada.
A função do óleo do motor é simples: lubrificar as peças e proporcionar o bom funcionamento do automóvel. Por isso, se necessário, você deve trocar o óleo e o filtro antes da viagem. Para saber o momento certo dessa substituição, basta consultar o manual do veículo.
Um dos erros mais comuns dos viajantes é não testar a carga da bateria e conferir se os terminais estão limpos e bem conectados. Ter esse cuidado é essencial, pois, se a bateria do veículo estiver fraca, o carro pode te deixar na mão. A situação fica ainda pior em lugares desertos, como sítios.
Já para as pessoas que pretendem pegar estrada em viagens noturnas, redobre a atenção com os faróis, lanternas e piscas. E, mesmo se essa não for a sua intenção, vale a pena analisar esses itens, sobretudo em razão das chuvas de verão que podem deixar o seu trajeto ainda mais desafiador.
O superaquecimento do motor é um dos problemas mais graves que podem acontecer em um veículo. Além dos prejuízos econômicos, esse efeito derrete as peças e pode até fundir o propulsor.
Para evitar esses problemas, analise, com bastante atenção, o nível do líquido de arrefecimento e busque por possíveis sinais de vazamento.
Os amortecedores e molas desgastados deixam a estabilidade do carro mais vulnerável, especialmente em estradas com buracos e lombadas. Para evitar problemas, confira se há barulhos estranhos ou trepidações.
“O feriado de Carnaval é um dos períodos de maior movimento nas estradas do Brasil. Quem faz a manutenção preventiva e verifica os itens essenciais do veículo antes da viagem reduz significativamente o risco de contratempos e garante um trajeto mais seguro para toda a família”, destaca a AutoZone Brasil.
Fonte: Garagem 360º