A Tesla é considerada o futuro do mundo automotivo. Com inovações como o autodriving, que transformará seus carros em autônomos, a montadora do Vale do Silício vai revolucionar muita coisa ainda no mundo dos carros e automóveis.
E é essa esperança de mudança e o entendimento que a empresa tem bastante visão do que virá que a empresa vale mais hoje do que a gigante Ford. Embalada pela notícia de que entregou 25 mil carros no último trimestre, a Tesla vale US$ 47,46 bilhões no mercado de ações. É mais do que a Ford, que vende 1,7 milhão de carros por trimestre, e vale US$ 44,89 bilhões.
O mercado entende que a Tesla tem uma visão privilegiada do futuro do mercado automotivo e que terá bastante crescimento nos próximos anos, impulsionada pela inauguração da Gigafactory e o lançamento do Model 3. Ela vem trazendo inovações significativas para o mercado de carros elétricos, como aqueles pontos de recarga no meio das estradas – que ela mesmo resolveu montar.
Além disso, a companhia tem um “grande plano” para o mercado de automóveis nos próximos anos, incluindo aí um aplicativo estilo Uber. Ter Elon Musk no controle é um grande diferencial e que está sendo usado com muito sucesso pela Tesla.
Mas a Ford também está na dianteira deste processo, com o CEO deles, Mark Fields, destacando várias vezes que a companhia quer deixar de ser uma montadora e virar uma “empresa de mobilidade”. A centenária empresa foi considerada a “líder” na corrida para o carro autônomo justamente por sua visão. Na frente da própria Tesla.
A Ford tem trabalhado com startups e feito um grande esforço para mudar a direção da companhia, de uma simples montadora para uma coisa completamente nova. Ela precisa fazer esse salto para não morrer, como aconteceu com várias empresas de outros segmentos que ignoraram a inovação. E ela vem fazendo um trabalho correto.
Talvez o valor de mercado da Tesla perante a Ford seja um exagero justamente pelo fato da centenária empresa estar se esforçando o máximo para acompanhar o seu tempo. Só o tempo (e o mercado de ações) dirá se é.
O fato é que o mercado já entendeu que existe uma mudança em curso e que ela é extremamente relevante para o que ocorrerá nos próximos. E a Tesla é o grande sinal dessa mudança: a morte do motor de combustão e o crescimento dos carros elétricos. E os carros autônomos, que serão a maior revolução que você verá na sua vida em relação a transporte.
Por: Felipe Moreno
Felipe Moreno é editor-chefe do StartSe e fundador da startup Middi