Com o isolamento causado pelo coronavírus, marcas foram obrigadas a oferecer soluções para os clientes não precisarem sair de casa
A votação para o público escolher o nome do Fiat Pulse, a assinatura de um Volkswagen Nivus em formato 100% online, o aumento na prática de vendas pela internet ao estilo “monte o seu” veículo, e as concessionárias cada vez mais tecnológicas mostram a nova realidade de um mercado cada vez mais digital.
Essa transformação digital da indústria foi impulsionada, principalmente, pela pandemia. É isso o que mostra um estudo feito pelo centro de inovação CESAR em parceria com o Automotive Business.
A pesquisa entrevistou 157 gestores de 131 empresas do setor automotivo e analisou suas percepções em oito dimensões: Cultura & Pessoas, Consumidores, Concorrentes, Inovação, Processos, Modelos de Negócios, Dados & Ambientes Regulatórios e Tecnologias Habilitadoras.
De modo geral, o estudo identificou que o segmento apresenta 66,15% de maturidade no tema transformação digital em uma escala que vai até 100% para organizações digitalmente maduras. Na pesquisa realizada em 2019, o nível de maturidade ficou oito pontos percentuais abaixo do registrado em 2021.
Essa transformação digital da indústria foi impulsionada, principalmente, pela pandemia. É isso o que mostra um estudo feito pelo centro de inovação CESAR em parceria com o Automotive Business.
A pesquisa entrevistou 157 gestores de 131 empresas do setor automotivo e analisou suas percepções em oito dimensões: Cultura & Pessoas, Consumidores, Concorrentes, Inovação, Processos, Modelos de Negócios, Dados & Ambientes Regulatórios e Tecnologias Habilitadoras.
De modo geral, o estudo identificou que o segmento apresenta 66,15% de maturidade no tema transformação digital em uma escala que vai até 100% para organizações digitalmente maduras. Na pesquisa realizada em 2019, o nível de maturidade ficou oito pontos percentuais abaixo do registrado em 2021.
Com concessionárias fechadas e uma mudança no perfil do consumidor durante a pandemia, a adesão ao digital foi praticamente uma necessidade para o setor. Para 72% dos entrevistados, a pandemia impactou a transformação digital.
Para 60% do participantes, essa mudança já faz parte do planejamento estratégico das empresas – um sinal de que a digitalização já está trazendo uma resposta positiva do consumidor e virou até instrumento competitivo.
Se o cliente não pode, não tem tempo ou ainda não se decidiu sobre o veículo que quer comprar, a montadora vai até ele. Uma importante prova disso é o crescimento dos canais digitais das empresas – quase 70% dos entrevistados sabem da relevância que o meio online possui e já atuam para fortalecer esse canal.
Exemplos não faltam. A vasta maioria das montadoras já permite que o cliente marque revisões ou reparos pelo celular (Hyundai, Volkswagen, Fiat e Chevrolet adotam a prática) e ao disponibilizar a personalização do carro pelo site da marca.
Algumas fabricantes apostam em levar a concessionária para a casa do cliente por meio de inteligência artificial, artifícios usados pela Volvo e Volkswagen. Outras decidiram vender seus carros pelo Instagram e até pelo Rappi, como a BMW e a Mercedes-Benz.
Para uma montadora ser reconhecida como marca digital, é vital buscar engajamento. Mais de 84% dos entrevistados afirmaram que usam o engajamento como uma forma de aproximação com o público.
Prova disso é a presença de praticamente todas as fabricantes nas redes sociais, inclusive as mais novas, como o TikTok, e a criação de challenges e filtros para os seguidores reproduzirem.
Fonte: Auto Esporte