Tem automóvel que tem fama de não dar problema ou mesmo de mecânica muito simples. Veja 10 carros que não quebram e que te faz sentir saudades do mecânico
Vamos falar de carros que não quebram. Existem modelos que ostentam fama de inquebráveis. Ou seja, você roda, roda, roda e o bicho dá pouco problema. É quase o terror dos mecânicos. Muitos conquistaram essa fama graças a um conjunto simples e realmente robusto, outros porque realmente dão pouco defeito.
Independentemente de uma razão ou outra, nós vamos listar aqui os 10 carros que não quebram, seja de acordo com a reputação do modelo entre os consumidores, seja conforme a fama perante os profissionais da graxa.
Na lista dos carros que não quebram há uma predominância de modelos japoneses e compactos nacionais, projetados para o “padrão brasileiro de pavimentação”. Confira:
O Toyota Corolla é um carro não só queridinho pelos donos, como também muito respeitado entre os mecânicos. Isso porque o sedã médio sempre teve fama de carro que dá pouco problema e de mecânica simples.
Essa reputação o Corolla carrega desde sua estreia no mercado brasileiro, ainda importado, e depois corroborado pela produção no Brasil a partir de 1998. Os motores 1.8 e 2.0, bem-dispostos e econômicos, também são elogiados pela durabilidade e mecânica simples.
No caso do Corolla, ainda tem a questão dos donos bastante zelosos do sedã médio. Geralmente são proprietários que fazem as manutenções todas na concessionária, dentro dos prazos estabelecidos e sem colocar peças genéricas ou óleos lubrificantes fora das especificações.
O monovolume da marca japonesa deixou de ser fabricado no país no ano passado depois de quase duas décadas agradando aos seus proprietários pela fama de “duro na queda”. Além de espaçoso, o Fit, assim como boa parte dos carros da Honda, também carrega uma aura de carro inquebrável e que não dá problema.
Desde o lançamento da primeira geração, em 2001, o Fit sempre usou conjunto mecânico robusto, econômico e com componentes fáceis de mexer. Tanto no caso do motor 1.4, como do 1.5, o hatch com jeito de minivan agradava pelo rodar confortável e quase não fazia o dono ir para oficina.
Apesar de ser feito inicialmente no México – e depois no Brasil -, o March sempre foi apontado pela Nissan como um “carro japonês”. A fabricante, obviamente, queria colar no compacto a fama de mecânica boa, simples e confiável dos carros oriundos do país asiático. Porém, nem tudo era marketing no caso do hatch.
Além de ter mecânica realmente durável e boa de oficina, o March também se destacou pelo custo de revisão bem abaixo dos concorrentes na categoria de compactos. A propósito, até hoje os modelos da Nissan têm essa fama e essa prerrogativa. No caso do hatch, os motores 1.0 três-cilindros e 1.6 16V também foram importantes para a construção dessa imagem.
O veterano compacto está prestes a se aposentar em definitivo, mas, além das vendas estrondosas e do enorme sucesso comercial, o Gol também sempre foi um carro daqueles inquebráveis . Desde a época de motor do Fusca, passando pela inesquecível era dos motores AP, até mesmo na fase Autolatina com propulsores da Ford e chegando ao fim com motores EA 111 EA 211, o hatch jamais perdeu a alma robusta.
Fica até aquela dúvida. O Gol tem mecânica simples e robusta porque vende bem ou vende bem porque é um carro inquebrável?
Esse entrou recentemente na lista dos carros que não quebram, já que a marca sul-coreana segue muito dos preceitos da filosofia japonesa quando o assunto é automóvel: oferecer carros com mecânica confiável e revisões com preços justos. Com o HB20 a Hyundai seguiu a cartilha direitinho.
Desde a primeira geração lançada em 2012, o Hyundai HB20 conquistou sucesso comercial pelo design arrojado, mas também por sua mecânica de confiança. Com os motores 1.0 (aspirado e turbo) e 1.6, o compacto da marca coreana vem agradando pelo desempenho, economia e pelas revisões com preços fixos competitivos.
Mais um japonês entre os carros inquebráveis, não tem jeito. Tudo bem que aqui falamos de um carro de nicho, um jipe que nasceu para ser robusto e encarar trilhas. Tamanha valentia, contudo, é reforçada pelo conjunto simples, composto pelo motor 1.3 aspirado e câmbio manual com tração reduzida.
Mesmo a nova geração do Jimmy, lançada em 2019 e que ganhou várias tecnologias mais modernas, como câmbio automático, não depôs contra a fama de carro inquebrável do jipinho da Suzuki.
O Onix se confunde um pouco com o Gol nessa história de carros inquebráveis. É que o hatch da General Motors vende que nem água desde o seu lançamento. Seja com os motores Família I da primeira geração ou com os modernos três-cilindros (aspirado e turbo) da segunda geração, o fato é que o compacto melhorou bastante a reputação mecânica dos carros da Chevrolet.
E por que se confunde com o Gol? Porque aqui fica aquela dúvida novamente: o Onix é um carro confiável porque vende bem ou vende bem porque é um carro confiável?
Você achou mesmo que ia ter só um Toyota nessa lista de carros inquebráveis? Claro que não. O Etios foi um injustiçado pelo seu desenho controverso e acabamento pobre. Mas por baixo dessa casca feia tem um carro com uma mecânica sensacional, acerto de suspensão eficiente e motores resistentes.
O Etios estreou os propulsores 1.3 e 1.5 dentro da linha Toyota e herdou toda a confiabilidade mecânica da marca japonesa, propagada pelo Corolla. Tudo isso foi reforçado ainda por um custo de revisão dos mais competitivos do mercado e da categoria de compactos.
A picape mais vendida do país nas últimas duas décadas não está nesse posto à toa. Ainda mais por disputar uma categoria em que a robustez e a confiabilidade mecânica são fatores decisivos de compra. E a Strada é aquele carro inquebrável “pau para toda obra”.
O modelo teve diversos motores e câmbios ao longo de duas gerações em uma trajetória iniciada em 1999. Palmas também para o trabalho de pós-venda da Fiat, que sempre tratou de fazer com que a Strada tivesse mecânica simples e barata para não afugentar frotistas e mesmo clientes pessoa física.
Ai de mim fazer uma lista de carros inquebráveis com dois Toyota e apenas um Honda. Mas no caso do HR-V não é apenas compensação. O primeiro SUV compacto da marca japonesa fabricado no país carrega a boa reputação da fabricante, com motor 1.8 aspirado eficiente, durável e confortável.
Mesmo com a chegada do motor 1.5 turbo nas versões mais caras ainda da fase um, e da estreia recente da segunda geração, mais tecnológica, o HR-V continua a atrair consumidores pela sua fama de carro de uma marca que não dá dor de cabeça ao proprietário.
Fonte: Auto Papo