Depois de incorporar as operações da Unidas, a mineira Localiza acelera seus resultados e se consolida com a principal empresa do setor de rent a car.
Sob qualquer ponto de vista, 2021 será lembrado pela Localiza, maior locadora de veículos da América Latina, como o mais atípico de todos os ciclos da história da empresa. Apesar de todos os desafios de um ano ainda impactado pela pandemia, a companhia conquistou resultados impressionantes. O lucro líquido atingiu R$ 2 bilhões, 95% maior do que em 2020. Esse resultado foi possível graças ao crescimento expressivo da receita de aluguel (RAC), 39,8% superior em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,4 bilhões. Já a taxa de utilização chegou a 79,8%, uma evolução de 5,3 pontos porcentuais em comparação ao mesmo período de 2020, chegando a números maiores aos de 2019. No ano, a receita líquida consolidada cresceu 5,8% em relação a 2020, chegando a R$ 10,9 bilhões, consequência principalmente dos resultados dos negócios de aluguel de carros e gestão de frotas, que cresceram juntos 33,2%. O Ebitda consolidado avançou 49,8% em relação ao ano anterior e o Ebit, no mesmo período, 78,9%.
Para o CEO Bruno Lasansky, a Localiza não cresceu apenas pelos bons ventos do mercado, mas pela precisa engenharia da gestão. “Continuamos operando o negócio com resiliência, disciplina e foco na produtividade”, afirmou. “Encantar nossos clientes e trazer inovações na sua jornada de mobilidade só foi possível graças ao trabalho de um time muito engajado, ganhos na nossa eficiência operacional e muita disciplina na alocação de capital, buscando sempre gerar valor para os nossos acionistas, parceiros e sociedade.”
“Continuamos operando o negócio com resiliência, disciplina e foco na produtividade. Tudo para Encantar nossos clientes e trazer inovações na jornada de mobilidade” Bruno Lasansky, CEO da Localiza.
Um dos motores do crescimento da companhia tem sido o serviço de carro por assinatura, o Localiza Meoo. A operação contribuiu ativamente para o crescimento da divisão de Gestão de Frotas, que apresentou alta de 13% em sua receita líquida, comparada a 2020, e aumento de 7,2% no número de diárias, em relação ao ano anterior. As vendas foram recordes nessa divisão, embora ainda não refletidas no número de diárias em decorrência da falta de veículos novos. “Esses novos contratos acelerarão nosso crescimento, na medida que vivemos uma normalização na produção de carros para entregar aos nossos clientes”, disse Lasansky.
As iniciativas ESG também foram aceleradas pela Localiza em 2021. A companhia revisitou seus pilares e priorizou a atuação em três frentes. A primeira, a mobilidade sustentável, contemplando projetos de redução e compensação de emissões de CO2, gestão de resíduos, geração de energia solar e segurança no trânsito. A segunda, a educação e o empreendedorismo para a transformação social, por meio do Instituto Localiza e doações estruturadas para instituições de alto impacto positivo. A terceira e última é a governança de classe mundial, como o Programa de Integridade e certificação ISO 37001 de anticorrupção e antissuborno.
Outro marco para a história da Localiza em 2021 foi o início das atividades do Instituto Localiza. Com um edital público lançado ano passado, de R$ 2,5 milhões, a instituição está beneficiando 24 organizações de todo o Brasil, atingindo diretamente mais de 10 mil pessoas. A empresa registrou avanços também no Programa de Diversidade e Inclusão que engaja cada vez mais colaboradores na construção de uma companhia mais plural. Por isso, conquistou no final de 2021 o Prêmio Nacional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) na categoria Diversidade. A Localiza foi reconhecida como uma das empresas com as melhores práticas de inclusão para pessoas LGBTQIAP+ pela pesquisa realizada pela Mais Diversidade para a Human Rights Foundation e Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIAP+. Ainda em 2021, houve a aprovação pelo órgão antitruste Cade para a fusão dos negócios com a Unidas, um marco para a empresa mineira. Com esse resultado, a companhia conquistou um novo patamar no setor de mobilidade.
No embalo de 2021, a Localiza tem olhado para 2022 com otimismo. Ao absorver a estrutura da Unidas, a companhia passou a ter mais de 15 milhões de clientes, mais de 500 mil veículos, 670 agências de aluguel e 190 lojas de seminovos, além de 1,3 milhão de carros monitorados com tecnologia IoT (internet das coisas) e uma rede de franqueados presente no Brasil e na América do Sul. Assim, a companhia passou a ter também o maior valor de mercado do mundo entre as de capital aberto do setor, alcançando um market cap superior a R$ 60 bilhões. “Uma das coisas que mais me animam é que contamos com um time de cerca de 16 mil colaboradores engajados com nosso propósito, com clima organizacional dentre os 10% superiores de todas as empresas no Brasil, medido e auditado pela pesquisa da Korn Ferry”, disse Lasansky.
Fonte: Istoé Dinheiro