O verão no Brasil é marcado por tempestades que acabam, muitas vezes, causando enchentes, deslizamentos de terras e outras catástrofes, como pôde ser visto nas últimas semanas no litoral norte do Estado de São Paulo. Neste período de enchentes, enfrentar um alagamento é uma atitude que pode ser extremamente perigosa para motorista e passageiros, como também muito prejudicial para o carro.
Caso você seja surpreendido por uma enchente e não tenha possibilidade de desvios, deve tomar providências para minimizar os prejuízos. Confira as dicas a seguir!
A LeasePlan, empresa especializada em leasing de automóveis e administração de frotas, esclarece que, caso o carro conte com seguro auto que tenha cobertura para causas naturais, você será ressarcido dos prejuízos. Porém, se você decidir encarar um trecho alagado por conta própria, pode perder esse direito.
Os especialistas da empresa elaboraram dicas simples para casos em que estar no meio de um alagamento seja uma situação inevitável:
- Deixe o motor desligado – Por mais que a água tenha abaixado, não dê partida no veículo. Isso porque se a água entrou na câmara de combustão e você acionar o motor a biela pode empenar. Nesse caso, vai ser necessário a retífica do motor, procedimento que pode custar de R$ 5 mil a R$ 20 mil.
- Cheque o filtro de ar e o filtro de óleo – Assim que estiver em um local seguro e livre da enchente, verifique se o filtro de ar está úmido ou se há água no compartimento. Caso esteja, chame imediatamente o reboque. Quando estiver na oficina e o filtro de ar for trocado, peça para o mecânico também trocar o filtro de óleo. Isso porque quando o filtro de ar é atingido danifica também o lubrificante do motor.
- Faça a manutenção dos componentes elétricos – Depois de enfrentar uma enchente, o ideal é que seja feita a troca de todo o chicote elétrico, já que a água pode oxidar a fiação, causando grandes problemas no futuro.
- Retire os bancos encharcados e o assoalho – Não deixe de fazer uma limpeza completa nos bancos, passando um pano úmido, depois sabão neutro e retirando o excesso da espuma com outro pano úmido. Deixe os bancos secando no sol e, só depois, coloque-os de volta no carro. A mesma atenção deve ser dada ao assoalho – que se ficar úmido perderá a capacidade de isolamento acústico e até virar foco de mofo. Assim, retire todo o feltro antirruído, passe um pano úmido no piso do carro com xampu biodegradável neutro e, depois, substitua por um feltro novo.
- Seque as borrachas – Retire todas as borrachas das dobradiças das portas, passe um pano úmido na lataria e nas junções das peças, espere secar e, aí sim, recoloque todas as vedações de volta. Com essa providência, você evita a oxidação da carroceria.
- Não se esqueça dos cintos de segurança – Para que os cintos de segurança não fique, com mau cheiro ou com mofo, não se esqueça de puxar as tiras e passar um pano úmido. Também é importante deixá-los afivelados enquanto secam.
Fonte: Garagem 360º