Especialista tira as principais dúvidas de quem está endividado e pretende parcelar a compra do veículo
Pretende comprar um carro financiado e está com o nome sujo? É possível reverter a situação para que o financiamento seja aprovado pelo banco ou pela instituição financeira? Quais são as alternativas?
Autoesporte entrevistou Paulo Noman, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), para tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
Quando o nome de um cliente em potencial está na lista do SPC e do Serasa, o banco tem a confirmação de que problemas por endividamento surgiram no passado. Isso vale tanto para o financiamento de automóveis quanto de imóveis.
“Não vou dizer que é impossível financiar um carro com o nome sujo, mas é incomum”, esclarece Noman. “O financiamento até pode ser aprovado com alguma explicação, mas o cliente não terá a regalia de uma entrada mais baixa com parcelas mais altas, por exemplo.”
Segundo o especialista, a aprovação ou reprovação de um financiamento depende muito do banco. “Cada instituição tem o seu apetite a risco e seu limite de crédito. No geral, o cliente será classificado em um ranking que vai de ‘muito bom’ a ‘muito ruim’, e uma pendência financeira vai colocá-lo em uma posição menos favorável”, afirma.
Em janeiro, o Banco Central divulgou que a inadimplência sobre o financiamento de veículos zero km subiu de 3,9% em 2021 para 5,4% em 2022. O levantamento leva em conta os atrasos de pessoas físicas superiores a 90 dias.
A taxa básica de juros foi mantida em 13,75% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e não há previsão de uma queda em curto prazo. “A taxa de juros vai encarecer os financiamentos de apartamentos, carros e outros bens duráveis”, afirma André Braz, mestre em Economia e coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas.
“Ao financiar um automóvel, o cliente pode pagar duas ou três vezes o valor do veículo. Uma taxa de juros elevada desestimula a compra, causando uma queda inevitável na demanda”, explica.
Fonte: Auto Esporte