Aeroporto Carlos Prates permanece sem destino certo e setor de tecnologia propõe instalação de Distrito de Inovação na área

A proposta do Sindifor é que o complexo tenha moradias, comércios e abrigue indústria e empresas de tecnologia.

O Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor) e a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), protocolaram ofício solicitando uma audiência com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), para propor a instalação de um Distrito Industrial na área do aeroporto Carlos Prates que será desativado no sábado, dia 1º de abril.

A ideia é criar o Distrito de Inovação Prates Tech. “Belo Horizonte é uma cidade que não comporta indústrias e o local é uma oportunidade para diversificar a economia da cidade”, segundo Fábio Veras, presidente do Sindifor. De acordo com ele, a modernização pode ser feita por meio de parceria público-privada ou concessão, oferecendo o espaço em edital com contrapartidas a grandes universidades, empresas que desenvolvem inovação, com previsão de um espaço para atração de Centros de P&D de grandes empresas nacionais e internacionais, desenvolvimento de startups e um ambiente para soluções aos desafios da sociedade contemporânea desde a mobilidade, a sustentabilidade, a construção civil para moradias acessíveis e inteligentes.

De acordo com ele, a inspiração para a proposta foi o projeto Porto Digital implementado em Recife, Florianópolis e Pedra Branca (SC).

Governo Federal

O governo federal, por enquanto, confirma a desativação para o dia 1º de abril, próximo sábado.

Prefeitura

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), já disse, várias vezes, que deseja construir um complexo habitacional com centro de saúde e escola no local.

Governo de Minas

O Governo de Minas apoia a prorrogação do funcionamento por, no mínimo, seis meses. Nos bastidores, é avaliada a possibilidade de o Estado assumir, por este período, assim que o Governo Federal permitir e, depois, conceder o aeroporto à iniciativa privada.

Voar Prates

A Associação Voar Prates, que representa os 15 empresários que atuam no aeroporto, quer a permanência do funcionamento.

Parlamento federal

Na Câmara dos Deputados, a deputada federal Greyce Elias (Avante) apresentou projeto para prorrogação do funcionamenhto por 24 meses e requerimento de urgência pra votação, mas as propostas ainda não entraram na pauta.

O depudo federal Rogério Correia (PT) afirma que, segundo o ministério, a desativação está confirmada para 1º de abril e “não há chances” do projeto da deputada Greyce Elias ser votado nos próximos dias.

Reunião

Segundo algumas fontes, haverá reunião entre representantes do Governo de Minas, Associação Voa Prates, parlamentares e, possivelmente, um integrante da PBH. No entanto, o Ministério de Portos e Aeroportos não confirma o encontro. A reunião não está na agenda do ministro e permanece a informação de que o aeroporto será desativado no fim de semana. Márcio França participará da abertura da Marcha dos Prefeitos e depois receberá vários chefes de executivos municipais. O prefeito Fuad Noman (PSD) não estará em Brasília. O secretário de infraestrutura de Minas, Pedro Bruno, já está na capital federal. O governador Romeu Zema (Novo) chegou nesta terça.

Fonte: Itatiaia

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato