Apenas oito sedãs entram no teto de R$ 120 mil anunciado pelo decreto do carro popular, que vai cortar o IPI e o PIS/Cofins dos veículos 0-km
Além dos hatches de entrada, que serão os maiores beneficiados pelo decreto do carro popular, os sedãs compactos também vão baixar de preço. Por exemplo, o Volkswagen Virtus 2023, que hoje custa acima dos R$ 100 mil, deve reduzir o valor inicial de tabela para perto de R$ 93 mil. Já outros modelos como Chevrolet Onix Plus, atual líder isolado de vendas na categoria, também pode se beneficiar ainda mais com os cortes no IPI e no PIS/Cofins.
Seja como for, ainda não há como saber o quanto os preços vão baixar. Afinal, o percentual de desconto vai variar de 1,5% até 10,96%. Mas, com a redução máxima, os novos valores devem bagunçar o ranking de vendas. Por exemplo, o Fiat Cronos 1.0, sedã mais barato do Brasil, pode custar abaixo dos R$ 70 mil – com o corte de 10,96%, pode cair de R$ 84.790 para R$ 75.498. Ou seja, uma redução de mais de R$ 9 mil. Mas o Cronos é importado da Argentina. E o decreto do carro popular vai considerar o índice de nacionalização de cada modelo.
Atualmente, somente os sedãs compactos custam abaixo dos R$ 120 mil – limite para receber descontos no IPI e no PIS/Cofins. Ao todo, são oito modelos abaixo do teto. Entre eles, há o Hyundai HB20S, com preço inicial de R$ 91.890. O modelo feito em Piracicaba (SP), caso obtenha a redução máxima de impostos, pode chegar ao preço de R$ 81.819. Ou seja, cerca de R$ 10 mil mais barato. Assim, terá chance de encostar no líder Onix Plus.
Vale citar também o Honda City sedã, que subiu significativamente de preço desde o lançamento no mercado nacional. Atualmente, a versão de entrada EX com motor 1.5 aspirado custa R$ 118.700. Mas, com o abatimento nos impostos, pode sair por R$ 105 mil. Tudo dependerá das regras do decreto, que será publicamos na próxima semana. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo vai anunciar os detalhes na próxima segunda (5/6).
Fonte: Jornal do Carro