Marcelo Almeida, CEO da Infosistemas e também diretor da Assespro-MG, esteve com o diretor-presidente da Prodemge (empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais), Rodrigo Paiva, e, na oportunidade apresentou sugestões para o desenvolvimento de ações que possam ser o elo entre a sociedade e os dados do Estado. As propostas apresentadas permitirão a comunicação automatizada entre sistemas, facilitando a troca de informações. Rodrigo considerou as ideias e reuniu com representantes de secretarias, órgãos da administração estadual e de empresas e entidades – dentre elas o SindLoc-MG e, associações do segmento de TIC, para trocar informações e discutir as necessidades do mercado.
Na reunião do dia 26 de março foram discutidas as ações para promover a transformação digital da administração pública estadual conectando dados do estado à sociedade. A iniciativa de uma plataforma de APIs conectando os dados do Estado com as necessidades dos setores de mercado foi proposta pela Prodemge. “Queremos fomentar a inovação e que os dados em guarda do Estado possam ser transformados em conhecimento e serviços”, explicou Rodrigo Paiva.
O projeto foi bem aceito pelos participantes. Para Marcelo Almeida, os dados do Estado podem gerar aplicativos e sistemas que ajudem a reduzir custos de empresas e fomentem o surgimento de novos negócios. “Dessa maneira, o governo estaria incentivando o desenvolvimento econômico do Estado”, avaliou.
No segundo encontro, dirigentes das entidades de TI entregaram ao diretor-presidente da Prodemge manifesto que elenca dez iniciativas a serem consideradas em um programa estadual de tecnologia. Entre elas, a concessão de incentivos ao mercado para a aquisição de produtos de TI de empresas mineiras; a aproximação de organismos de tecnologia do Estado, escolas e universidades para conhecer e debater suas demandas; e o fomento da busca contínua de soluções criadas em Minas Gerais para os desafios públicos.
Rodrigo Paiva afirmou que a Prodemge busca somar esforços a todas as iniciativas que venham a fortalecer o ambiente empresarial de TIC no Estado. O documento foi entregue também ao subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Victor Becho.