A terceirização de frotas é um movimento que está se consolidando no mercado graças a suas vantagens financeiras, operacionais e de ganho de eficiência para organizações que utilizam veículos no seu dia a dia. Para se ter uma ideia, das 100 maiores organizações do país, cerca de 70% já adotam esse modelo para otimizar sua gestão de automóveis.
E, atualmente, a terceirização vem ganhando também mais força junto às médias e pequenas organizações, embora muitas já a tenham empregado há tempos. Isso porque os atrativos da terceirização não só incluem economia, mas também favorecem o foco na atividade principal de cada negócio. Desse modo, as equipes se tornam mais livres para se dedicarem ao que realmente importa dentro dos ambientes corporativos.
Mas essas são apenas algumas das principais características da terceirização de frotas. Vamos então entender mais sobre o assunto e conhecer esta atividade mais a fundo:
Rent a car significa “alugar um carro” ou “aluguel de carro”, e se refere à locação de veículos de curto prazo (diárias) para pessoas físicas, como turistas ou executivos que estejam viajando e precisem se locomover rapidamente pelas ruas de uma cidade.
Já a terceirização de frotas envolve não só a locação, mas uma série de benefícios e serviços agregados que possibilitam diminuição de custos e ganho de desempenho para negócios.
Rent a car não é um formato vantajoso para empresas com frotas corporativas, ao contrário da terceirização de frotas que é pensada especificamente para o mercado corporativo.
Normalmente, uma frota terceirizada tem sua base em contratos de longo prazo (de 12 a 36 meses), sendo voltada exclusivamente para empresas.
Além da diferença do público-alvo (pessoa física ou jurídica) e o prazo dos contratos, a terceirização de frotas ainda oferece pacotes de serviços adequados a cada empresa e a atividade que será desempenhada pelos seus veículos, como rastreamento e telemetria veicular, além de acesso ao painel de controle da frota online, entre outros.
É importante entender o panorama do mercado de terceirização no Brasil. Ele começou a despontar na década de 80 e desde então cresceu exponencialmente.
Entre 2011 e 2015, o avanço no volume de carros terceirizados esteve na casa dos 10% ao ano, passando de 309 mil para 629 mil unidades no período.
Segundo a Associação Brasileira de Locadores de Automóveis (ABLA), em 2008 mais da metade do faturamento das locadoras (55%) teve como origem a terceirização de frotas. Isso significa aproximadamente um montante de R$ 2,19 bilhões dos R$ 3,99 bilhões que o setor gerou no país.
Contudo, pelo tamanho do setor apontado em termos financeiros, já é possível diagnosticar que o ramo possui grande representatividade e importância junto ao mercado nacional.
Ou seja, isso comprova que a terceirização de frotas é um modelo eficiente e que poderá trazer mais vantagens para quem optar pela sua adoção. Principalmente agora que as empresas estão entendendo que é necessário fazer uma gestão avançada da frota e que é fundamental reduzir os custos operacionais com os veículos.
As médias e pequenas empresas vêm progressivamente adotando a terceirização de frotas como uma solução para diminuir custos e aumentar sua eficiência operacional.
Um momento de crise econômica leva todo o mercado a buscar maneiras de gastar menos para manter suas operações, e a “descoberta” da economia trazida pela frota favorece muito essa busca.
A propósito, a migração de uma frota própria para uma frota terceirizada é uma oportunidade que as empresas têm de obter capital com a venda dos seus veículos. Entretanto, esta é uma saída pouco conhecida e praticada no Brasil, muitas vezes pelo puro desconhecimento das vantagens da terceirização de frotas, outras pelo apego à frota própria como se fosse um “patrimônio” da empresa.
O fato é que a terceirização de frotas avança a passos largos no país, auxiliando o crescimento de pequenas empresas que precisam ampliar sua estrutura sem uma grande descapitalização gerada pela compra de veículos, por exemplo.
Vale a pena também entender como é o processo de terceirização de frotas e quais são as suas etapas. Acompanhe:
O processo de terceirização da frota envolve um contrato direto firmado entre a terceirizadora e a empresa contratante. De forma resumida, a locadora compra os veículos novos direto com a montadora, providencia toda a preparação e customização necessária e os disponibiliza para o uso dos clientes em suas atividades.
O processo de terceirização de frotas pode ser divido nas seguintes etapas.
A locadora procura entender primeiramente como funciona a operação de veículos da empresa, avaliando os modelos da frota, qual a finalidade e perfil de utilização desses veículos, quantos quilômetros os carros rodam por mês e vários outros fatores inerentes à sua operação.
Esta etapa serve para que a locadora possa desenhar uma solução sob medida com base no escopo técnico exigido pela empresa contratante.
As informações levantadas na etapa de avaliação são usadas na precificação do contrato de locação através de uma tarifa mensal fixa. O valor dessa tarifa vai variar por fatores como a escolha dos modelos, previsão de quilometragem para cada carro, prazo do contrato e diversos outros fatores.
Tendo detalhado o escopo e os requisitos da frota do cliente, a locadora vai providenciar a entrega dos carros, como veremos a seguir.
Após a assinatura do contrato, a locadora se encarrega de preparar e entregar os automóveis nos locais indicados pelo cliente.
Todo o processo de compra do veículo na montadora, preparação e customização dos carros (como personalização do veículo com a identidade visual da contratante, por exemplo) ficam por conta da locadora. Este processo é chamado de mobilização.
Os veículos são entregues regularizados e com todas as taxas pagas pela empresa terceirizadora, prontos para o uso.
Todo o controle de manutenções, sejam preventivas ou corretivas, é realizado pela locadora e disponibilizada ao cliente por meio de fornecedores oficinas e concessionárias credenciadas. As manutenções seguem a os critérios técnicos e recomendações de cada montadora, podendo até ser agendadas via web quando a locadora oferece um portal online de gestão da frota.
No caso de situações de emergências, a locadora oferece serviços de assistência 24 horas, que inclui o reboque do veículo e assistência ao condutor e podem ser acionados via ligação gratuita em toda a sua área de cobertura.
A locadora também oferece proteção do veículo e de terceiros em caso de acidentes, furtos, roubos e avarias diversas, além de todo suporte ao usuário.
Caso o veículo titular esteja indisponível por motivo de reparo, a locadora oferece o veículo reserva para não impactar a operação do cliente. Mas fique atento: nem todas as locadoras incluem este serviço como parte do pacote previsto em contrato.
As notificações e multas referentes são recebidas e pagas imediatamente pela locadora, e encaminhada a cobrança ao cliente na medição da fatura.
O serviço de gestão do processo de multas fica incluso na tarifa, mas o valor da multa deve ser pago pelo contratante, que decide se e como será feita a cobrança ao condutor responsável pela infração.
Agora que você já conhece as características e diferenças entre a terceirização de frotas e outros serviços, está na hora de conferir as vantagens estratégicas, operacionais e econômicas que esse modelo pode trazer para a sua empresa:
Quando uma empresa terceiriza sua frota, ela deixa de se preocupar com todo o processo que envolve a aquisição e gestão dos veículos, manutenção e troca de peças, gestão de fornecedores, documentação, emplacamento, licenciamento e várias outras atividades inerentes à gestão de frotas.
Ou seja, terceirizar a frota permite que sua empresa mantenha o foco na sua atividade principal, também chamada de core business, de modo que aumente sua eficiência operacional corporativa e possibilite que seus funcionários não percam tempo com tarefas que fogem do escopo das suas atribuições.
Isso é bom tanto para empresas médias e grandes, que não precisam se preocupar com todo o trabalho gerado pelo seu grande número de veículos, quanto para as pequenas, cujas equipes reduzidas podem direcionar seus esforços nas atividades principais. Assim é possível alcançar mais produtividade, lucratividade e aumentar a satisfação do seu cliente!
Com a adoção da terceirização, a empresa pode reduzir em cerca de 25% os custos operacionais com veículos. Essa redução ocorre porque a locadora consegue negociar em escala com fornecedores – como montadoras e oficinas – repassando esse ganho para seus clientes através de uma tarifa mensal de locação competitiva e justa.
Além disso, empresas que optam pela frota própria têm custos adicionais com a depreciação dos veículos, além do custo de oportunidade ou do financiamento para a aquisição dos carros.
Baixe gratuitamente nossa planilha de viabilidade que compara os custos de uma frota própria frente aos custos de uma frota terceirizada e veja o quanto você pode economizar com a terceirização.
Além da redução dos gastos, a previsibilidade de custos também configura uma importante vantagem econômica. Isso porque todos o serviço de terceirização de frota se resume em uma tarifa mensal fixa, o que possibilita planejar adequadamente o pagamento sem sustos com variações financeiras inesperadas.
Empresas que conseguem projetar precisamente seus custos em longo prazo são mais eficientes e podem empregar melhor seus recursos, garantindo sua saúde financeira com maior facilidade.
Outra vantagem é que caso algum veículo quebre, necessite de reparos, manutenção preventiva ou corretiva, a terceirizada poderá substituí-lo por veículos para situações de emergência ou até que automóveis da frota que foram para a manutenção (ou conserto) retornem.
Além disso, a locadora executa o plano de manutenção previsto pela montadora – o que nem sempre ocorre com empresas que operam com frota própria.
Esses dois fatores contribuem para aumentar a taxa de disponibilidade da frota, permitindo que a operação do cliente tenha um menor índice de interrupção.
Geralmente as empresas que tem frota própria protelam a substituição da frota, ficando, em média, 5 anos com os veículos, o que aumenta o consumo do combustível e manutenção, além dos custos com depreciação.
Já no modelo de terceirização de frotas, sua frota poderá usufruir dos benefícios de veículos modernos e com mais tecnologia periodicamente, já que os veículos são substituídos por novos na ocasião da renovação do contrato – que normalmente tem duração de 24 meses.
Ou seja, a contratante poderá contar periodicamente com veículos mais eficientes, confortáveis e com design atualizado.
Outro ponto interessante, é que a terceirizada geralmente disponibiliza relatórios sobre os veículos, desde gastos com multas até número de veículos que foram para a manutenção. Dessa forma, o gestor da frota pode conferir de forma transparente como está se desenvolvendo essa parceria em números.
Isso permite a ele planejar ações e medidas estratégicas que visem otimizar o desempenho da frota, podendo até ampliar os resultados operacionais e cortar custos.
A terceirização de frotas para disponibilização de veículos aos funcionários pode fazer parte de uma boa estratégia de retenção de talentos. Num mercado cada vez mais competitivo na disputa por bons profissionais, fornecer um carro-benefício para os melhores funcionários da sua empresa pode se tornar um fator importante para mantê-lo em sua equipe.
Além de estar sempre com um veículo novo, ele também tem menos preocupações com manutenções e questões fiscais. Sem falar que um carro moderno pode sugerir status e sucesso profissional, indicando sua valorização por parte da empresa.
No momento de renovação do contrato de locação, algumas locadoras ainda permitem a compra desses veículos por preços mais acessíveis, com descontos e condições especiais de pagamento. Este é um benefício com alto valor percebido para os colaboradores, que associam esta vantagem à sua importância dentro da empresa, o que aumenta sua confiança e proporciona um ambiente propício à sua evolução profissional.
Outros serviços agregados oferecidos pela locadora incluem até cursos de direção defensiva para os funcionários da empresa contratante, para que sejam capacitados com foco na prevenção de acidentes e sinistralidades, conhecimento útil em todos os âmbitos da vida das pessoas.
O acesso a um portal do cliente também é um benefício importante ofertado por algumas companhias de terceirização de frotas, pois nele é possível obter informações em tempo real de toda a frota por meio via web. Ou seja, você poderia acompanhar de forma instantânea quais veículos estão em circulação, quais estão parados ou em manutenção, entre outras inúmeras informações sobre a frota.
Existem também os serviços de telemetria, rastreamento veicular, e muitos outros. Quando for negociar a contratação da sua frota terceirizada, procure saber quais são os serviços oferecidos pela locadora e considere quais deles são vantajosos no seu caso.
Outro ponto interessante é que uma terceirizada geralmente possui uma ampla rede de parceiros (oficinas) e fornecedores, até mesmo em todo território nacional.
Dessa forma, pode-se contar com o suporte dela para intermediar a manutenção corretiva ou outros problemas operacionais na frota rapidamente.
Um ponto importante é que a gestão da documentação dos veículos fica a cargo da terceirizada, o que inclui IPVA, licenciamento, emplacamento etc. Dessa forma, o setor administrativo poderá se focar em outras atividades relacionadas ao negócio, ao invés de perder tempo com tarefas burocráticas, trabalhosas e exigentes relacionadas à regularização dos automóveis.
Multas e outras notificações relacionadas aos veículos também são recebidas pela terceirizada, sendo quitadas imediatamente e enviadas para que a contratante possa realizar o reembolso.
Vale lembrar que a contratação de uma terceirizada renomada no mercado permite o estabelecimento de uma parceria a longo prazo. Dessa forma, é possível desenvolver um relacionamento cooperativo, onde ambas as equipes poderão trocar conhecimentos e unir esforços em prol do sucesso da gestão da sua frota.
Também é interessante destacar que empresas novas, ou que não possuem experiência na terceirização de frotas, devem buscar companhias com boa reputação no mercado. Assim, poderão contar com profissionais atentos e responsáveis que possuem como foco oferecer serviços de excelência e melhoria na gestão de frotas.
A terceirização é um recurso que possibilita superar muitos desafios da gestão de frotas, além de beneficiar a operação e administração da própria empresa. Embora ainda seja uma tendência junto às pequenas e médias empresas, ela já vem ganhando força no mercado e em breve poderá se tornar uma das principais soluções de gestão de veículos corporativos no Brasil.
Isso já ocorre em grande parte da Europa e em outros países desenvolvidos, como nos EUA, locais onde esse mercado já se consolidou. Vale destacar que em outros países este formato já existe desde a década de 70.
Contudo, é preciso um bom planejamento para que a migração da frota própria para a terceirizada ocorra de forma coordenada e organizada, sem prejudicar a operação da empresa.
Com terceirização de frotas, a sua empresa ganha também um parceiro de negócios, que pode colaborar profundamente para a obtenção de melhores resultados operacionais em diversas áreas. Sem falar do controle dos veículos que se torna mais eficiente e otimizado, permitindo avaliar melhor as necessidades e potencialidades deles na empresa.