A nova inteligência do LOCAVIA transformará a gestão de frotas do seu negócio com atendimento intuitivo, suporte rápido e personalizado, trazendo inovação e eficiência para o seu negócio!
Em um mundo onde a gestão de frotas se torna cada vez mais complexa e desafiadora, a Info Tecnologia, líder em soluções para o setor, está sempre inovando para proporcionar um diferencial aos seus clientes. Determinados a isso, criamos uma ferramenta que pudesse guiar os usuários do LOCAVIA para obterem quaisquer informações registradas no sistema rapidamente através de uma linguagem natural, garantindo uma experiência única e inovadora. Foi então que nasceu a Tellma! A inteligência artificial do LOCAVIA, criada com a missão de conectar os clientes ao sistema de forma intuitiva e amigável.
A Tellma é fruto da união de tecnologia de ponta com a paixão pela simpatia e cordialidade, princípios sempre crescentes e fundamentais na Info. Programada para entender as necessidades dos clientes, ela responde dúvidas, guia os usuários pelas funcionalidades do sistema e oferece suporte personalizado. Com seu atendimento diferenciado e personalizado, a Tellma rapidamente se tornará a melhor assistente dos usuários do LOCAVIA. Sempre disponível para ajudar, seja para encontrar um relatório específico, entender como cadastrar um novo veículo, resolver um problema técnico e muito mais!
Com a Tellma, a gestão da sua frota será ainda mais fácil e agradável, permitindo que você se dedique ao que realmente importa: fazer o seu negócio crescer!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a Tellma, desde a criação e os desafios enfrentados pelos profissionais que estiveram à frente desse projeto inovador, juntamente com o CEO da Info Marcelo Almeida.
Acompanhe as entrevistas com a equipe da Info Tecnologia!
De onde veio a inspiração inicial para criar a tecnologia que deu vida a Tellma? Houve algum momento específico ou desafio enfrentado que motivou a desenvolver essa Inteligência artificial?
Mardeson Moreira: Tudo começou com Lucas Maia, COO da Info, nos incentivando a adotar novas tecnologias para resolver problemas do nosso cotidiano. Conversávamos sobre tendências tecnológicas e como tratar grandes volumes de dados. Em dezembro de 2023, Lucas sugeriu trazer mais inteligência ao Locavia Web com Inteligência Artificial, para fazer previsões e ajudar na tomada de decisões.
Foi então que conheci Bryan, um entusiasta de IA. Com o apoio do Lucas Maia, começamos a desenvolver uma inteligência para o Locavia.
Em junho de 2024, Lucas nos desafiou a apresentar nosso projeto com IA para surpreender o time da Info que atua na Unidas. Bryan e eu aceitamos o desafio com muita empolgação. Após a apresentação, Marcelo Almeida nomeou nossa criação de Tellma.
Bryan Diniz: Quando foi proposto um desafio de desenvolvimento usando Inteligência Artificial pelo Mardeson e Lucas, surgiu a ideia de criar algo semelhante ao Copilot do Windows, um assistente totalmente integrado ao Locavia Web, que teria a capacidade de ajudar o usuário na realização de tarefas e com dúvidas gerais sobre o sistema. Esse assistente poderia servir como um ponto de partida que posteriormente possibilitaria a integração de outras tecnologias de AI, formando assim um ecossistema.
Durante o processo de desenvolvimento da Tellma, quais foram os principais desafios técnicos e conceituais encontrados, e como foram superados?
Mardeson Moreira: Meus desafios foram buscar uma nova linguagem de programação para implementações complexas, encontrar e implementar um modelo de código aberto no Locavia Web, além de lidar com recursos de hardware e tempo. Com estudo, apoio e fóruns de IA, conseguimos superar essas dificuldades. Quando procurei Marcos Faria (CTO da Info) para nos ajudar com a infraestrutura, ele nos apresentou uma solução que nos proporcionou um desenvolvimento mais conciso.
Bryan Diniz: A Tellma foi desenvolvida com base em um modelo de linguagem que permite o processamento de linguagem natural na interação com o usuário. A escolha do modelo foi um grande desafio, pois consideramos várias opções antes de encontrar a mais adequada para entender as perguntas e buscar dados do Locavia Web.
Com o modelo definido, enfrentamos desafios como a falta de consistência em algumas respostas, entre outros. Esses problemas foram contornados criando boas instruções para o modelo seguir.
Após a primeira apresentação interna da Tellma, que foi bem aceita, tivemos que subir a aplicação em um servidor para uma apresentação externa. Após uma reunião com Marcos Faria (CTO da Info), Mardeson e um consultor, decidimos mudar o modelo utilizado, o que exigiu refatorar grande parte do projeto. Com os aprendizados adquiridos, superamos esse desafio, tornando a Tellma ainda mais inteligente.
Quais lições ou aprendizados foram adquiridos ao longo desse projeto que poderiam compartilhar com outros desenvolvedores da Info?
Mardeson Moreira: Estude sempre, mantenha-se atualizado com as tendências do mercado, aplique, promova fóruns de discussões, faça POCs, tente implementar e, se possível, procure uma solução para os problemas do dia a dia e se envolva com pessoas que possam somar na sua vida.
Bryan Diniz: Trabalhar com o que há de mais recente em relação a tecnologias é algo que particularmente me motiva, e acredito que seja o mesmo para a maioria dos desenvolvedores. A partir desse projeto, pude aprender novos conceitos que expandirão as possibilidades de desenvolvimentos no futuro e o surgimento de ideias inovadoras por parte dos demais desenvolvedores.
Lucas, como diretor responsável pelos colaboradores que idealizaram e criaram a tecnologia que deu vida a Tellma, como você avaliou a proposta inicial e decidiu apoiar o desenvolvimento dessa inteligência artificial?
Lucas Maia: É muito legal ver o trabalho duro da equipe se materializar em uma inovação com grande potencial. O desafio foi lançado ao Mardeson em dezembro de 2023, cuja ideia seria agregar valor ao produto Locavia com recursos utilizando Inteligência Artificial. Nos meses seguintes, percebemos que o Bryan, entusiasta em IA, poderia compor o time, haja vista que já havia realizado algumas provas de conceitos dentro da tecnologia. Em junho deste ano, em nossa reunião geral da área, ambos fizeram a demonstração para todo o time da versão beta, que posteriormente viria ser nomeada Tellma.
Sinto orgulho em ter liderado e incentivado estes talentos. Cada membro da equipe é fundamental para o nosso sucesso, e queremos garantir que isso seja sempre reconhecido.
Qual foi a sua visão estratégica ao apoiar a criação da Tellma? Como você enxerga o impacto dessa inteligência artificial na competitividade e inovação da Info Tecnologia?
Lucas Maia: A Info tem como cultura dar espaço às ideias e propostas vindas dos times. Todos podem participar de uma decisão, seja ela para melhorar um processo, ou para evoluir o produto ou até mesmo definir as tecnologias a serem implementadas. As equipes são autônomas e estão constantemente se atualizando com relação às tendências do mercado. Com estas motivações, enxergamos a oportunidade de trabalhar com as tecnologias ligadas a IA visando potencializar o nosso principal produto: Locavia Web. Isto prova que estamos cada vez mais consolidados e antenados a um mercado tão dinâmico e competitivo.
Como Diretor de Negócios da Info, qual foi a estratégia adotada para o pré-lançamento da Tellma no mercado? Quais as principais ações para preparar os clientes e gerar expectativa em torno dessa novidade?
Cássio Maia: Preparamos com todo carinho e cuidado a identidade para materializar a nossa Tellma, bem como uma pequena alteração na marca do produto Locavia, aonde o “ia” agora se destaca com a cor laranja, mostrando que, no final, somos os únicos com a solução IA. Após estudos, criamos a logomarca da nossa Inteligência Artificial Tellma, que já faz parte do Ecossistema Tecnológico do Locavia e em breve será disponibilizado às Locadoras de Veículos para contratação. Trata-se de uma inteligência robusta que ajudará as locadoras com relatórios, indicadores de performance e informações sobre a operação de uma forma muito rápida. Sem dúvida vamos transformar a indústria de locação de veículos com o lançamento da nossa IA Tellma.
A equipe de marketing sob seu comando deu um rosto à Tellma. Poderia nos contar mais sobre o processo de criação do avatar da Tellma? Quais foram as considerações e inspirações que guiaram o desenvolvimento da identidade visual e personalidade dessa inteligência artificial?
Cássio Maia: Tudo aconteceu muito rápido, nosso CEO Marcelo Almeida batizou nossa IA com o nome Tellma, inspirando-se em “Tell me”, fale comigo! Após uma longa conversa estratégica com ele e organizando as minhas ideias, fiz um longo briefing com nossa designer onde, rapidamente e com muita competência, captou todas as informações e a importância desse projeto que é um marco em nossa história. Logo vieram as primeiras criações e, incrivelmente e sem dúvida nenhuma nos conectamos com a criação do avatar que deu origem a Tellma, a primeira Inteligência Artificial em um sistema líder de mercado do segmento, criada por dois profissionais extremamente fora da curva da Info Tecnologia após muitos meses de trabalho e dedicação. A Tellma já está no Locavia, vestindo a camisa da Info e, sem dúvidas, inovará a gestão de frotas nas Locadoras de Veículos.
Com o lançamento da Tellma, quais são os principais impactos que você espera que essa nova tecnologia traga para a Info e para o mercado de gestão de frotas? Como você acredita que a Tellma pode transformar a experiência dos clientes e a eficiência operacional das locadoras de veículos?
Marcelo Almeida: O impacto é enorme! Houve uma grande mudança de conceito. Antes, para buscar uma informação, você precisava saber usar bem o sistema de gestão: encontrar a opção certa no menu, configurar os filtros corretamente para gerar uma consulta ou relatório. Agora, não. Agora é direto, você faz uma pergunta em linguagem natural, na linguagem humana que a Tellma entende. É uma revolução enorme e somos pioneiros nisso. É o primeiro ERP de mobilidade que responde a essas interações humanas em linguagem natural. É algo muito disruptivo e que causou um grande impacto durante o pré-lançamento no evento de Curitiba.
Durante o pré-lançamento da Tellma no curso de Inteligência Artificial para Locadoras de Veículos em Curitiba, quais foram as principais reações e feedbacks dos participantes? Houve alguma surpresa ou aprendizado significativo que você considera importante destacar?
Marcelo Almeida: As pessoas ficaram muito impressionadas, positivamente surpresas com a capacidade da Tellma de responder a uma variedade de perguntas usando a tecnologia LLM, o Large Language Model.
As reações foram assim:
Simulamos isso para eles e perceberam que qualquer pergunta, desde que a informação esteja no banco de dados, pode ser feita à Tellma. Claro, ela ainda está em treinamento para responder qualquer pergunta, e hoje ainda há limitações, mas essas estão diminuindo continuamente. Por exemplo, ela já consegue responder quantas multas há para pagar referente a uma placa de veículo, ou quais manutenções e ordens de serviço foram executadas para o carro de placa X.
Muitos me disseram que a Tellma será de grande ajuda, especialmente para gestores e executivos de locadoras. Um exemplo dado foi: um gestor entra em uma reunião com um cliente e este pede para resolver o problema do veículo X, que parece ter uma pendência. Antes, o gestor teria que perguntar às pessoas da locadora sobre esse veículo, descobrir qual a pendência, para então resolver junto ao cliente, o que às vezes demorava bastante. Agora, o gestor pode acessar o LOCAVIA, iniciar uma conversa com a Tellma e perguntar sobre a situação específica do veículo. Ela apresenta de forma resumida toda a informação necessária para solucionar o problema imediatamente, durante a reunião. Para o cliente, parece que o gestor está totalmente a par de tudo que acontece na locadora. A informação ficou muito mais rápida e precisa.
Como CEO da Info, como você vê o papel da Tellma na estratégia futura da empresa? Quais são os próximos passos e inovações que a Info está planejando para continuar evoluindo essa tecnologia e se manter na liderança do mercado de gestão de frotas?
Marcelo Almeida: Essa inovação muda tudo. Nosso foco deve ser aprimorar continuamente a Tellma, tornando-a cada vez mais inteligente. O próximo passo é desenvolver um conceito de assistentes virtuais que atuem como uma equipe integrada, operando o LOCAVIA com autonomia.
Imagine o futuro em que locadoras poderão criar seus próprios assistentes virtuais dentro do LOCAVIA. Por exemplo, um assistente virtual chamado João será designado para monitorar diariamente a frota e identificar qualquer recall pendente. Ao detectar um recall, João agendará automaticamente uma visita do cliente à concessionária para resolver a pendência, garantindo a segurança do veículo.
Assim, esses assistentes virtuais, operando como colaboradores, comunicarão diretamente com a Tellma para executar suas tarefas. Quando João perguntar à Tellma sobre recalls pendentes e receber uma resposta positiva, ele iniciará as ações necessárias dentro do LOCAVIA.
Nosso objetivo é integrar esses assistentes virtuais à plataforma, permitindo que as locadoras os criem e os utilizem, tudo supervisionado pela Tellma. Esse é o futuro que estamos construindo.
Saiba mais sobre a Tellma
Ficou curioso para conhecer e interagir com a Tellma? Com ela você terá uma experiência ainda mais completa e produtiva! Quer saber mais? Acesse nossa página e descubra como essa Inteligência Artificial pode transformar a gestão da sua frota!