HyperloopTT, que desenvolve um meio de transporte ultrarrápido por cápsulas que viajam em tubos, anunciou no último dia 06 a implantação de um centro de inovação e logística em Contagem (MG).
A tecnologia deste tipo de transporte foi idealizada em 2013 por Elon Musk, fundador da fabricante de carros elétricos Tesla e da SpaceX, que também enviou um carro ao espaço. Ele chegou a testá-la em 2016.
A HyperloopTT começou trabalhar na tecnologia de forma colaborativa a partir dos planos de Musk, mas não possui relação com o empresário.
No Brasil, a start-up desenvolverá os estudos para aplicar a nova tecnologia principalmente no transporte de cargas e produtos.
O investimento inicial de US$ 7,85 milhões (cerca de R$ 26 milhões) virá de parceria público-privada (PPP) que inclui a HyperloopTT, a secretaria de desenvolvimento de Minas Gerais e investidores privados. O comunicado não informou quanto cada parte desembolsará.
“Com uma posição geográfica estratégica, alta concentração de grandes indústrias e uma dedicação por inovação, é um lugar ideial para o HyperloopTT XO Square”, afirmou em nota Bibop Gresta, presidente da empresa.
Além do Brasil, a start-up já tem parcerias na Eslováquia, República Tcheca, Emirados Árabes, França, Indonésia e Coreia do Sul.
O conceito consiste em transportar passageiros ou cargas em cápsulas sustentadas no ar por ímãs através de um tubo de baixa pressão e a uma velocidade que poderia chegar a 1.200 km/h.
A ideia partiu de Elon Musk, que divulgou um estudo em 2013 para quem quisesse desenvolver a tecnologia.
Em testes feitos no ano passado pela Virgin Hyperloop One, empresa concorrente da HyperloopTT, um veículo acelerou até 387 km/h.
Os criadores alegam que o sistema é mais seguro que aviões, tem custos menores de construção e manutenção que os trens de alta velocidade e que o uso de energia por pessoa é similar ao de uma bicicleta.
A Virgin Hyperloop One, que atualmente é liderada pelo bilionário Richard Branson, diz que o transporte de passageiros está previsto para começar em 2021 nos EUA.
O próprio Musk parece ter mudado de ideia e agora também quer participar desse mercado. Em julho passado, ele disse que recebeu “permissão verbal” do governo americano para dar o primeiro passo na construção entre Nova York, Filadélfia, Baltmore e Washington.
Segundo o executivo, será possível ir de NY à capital dos EUA em 29 minutos. As duas cidades estão a 328 km de distância uma da outra. De avião, demora 1h30.
A empresa estima que uma viagem de Los Angeles a São Francisco, de aproximadamente 600 km, também poderá ser feita em 30 minutos.
Por G1