Dupla de SUVs elétricos teve mudanças no design e na lista de equipamentos.
A Mercedes-Benz confirmou a chegada dos novos EQA e EQB ao Brasil. Ambos receberam discretas mudanças no design e mais equipamentos de série.
As alterações se concentram na dianteira, que exibem novas grades dianteiras com pequenas estrelas de três pontas sobre um fundo preto. Este padrão é o mesmo já aplicado nos demais carros elétricos da Mercedes-Benz.
Assim como no sedã EQS, uma faixa de luz interliga os faróis na frente. O para-choque dianteiro foi redesenhado e as lanternas exibem uma nova identidade visual.
EQA e EQB agora são importados para cá com o pacote esportivo AMG. Ele é composto por para-choque dianteiro com entradas de ar, para-choque traseiro com difusor na parte inferior e rodas de liga leve de 19 polegadas com dez raios e revestimentos dos arcos na cor da carroceria.
Pequenas mudanças na cabine
Por dentro, os modelos vêm com um novo volante multifuncional revestido em couro e com teclas sensíveis ao toque. A mesma padronagem com estrelas presente na grade frontal é aplicada nos revestimentos do console central e das portas.
Além das mudanças estéticas, os carros elétricos incorporaram uma função de maximização de autonomia, permitindo que itens consumidores de energia – como as telas do interior ou o sistema de ar-condicionado – tenham sua funcionalidade limitada ou até sejam desligados para aumentar a autonomia dos veículos.
EQB sai de fábrica com tração 4×4
O novo EQA 250 preserva o motor elétrico frontal de 190 cv e autonomia de até 321 km, de acordo com o ciclo PBEV. Já o EQB 350 4MATIC é oferecido agora em versão 4×4, com dois motores elétricos que geram 292 cv e autonomia de até 272 km, também segundo o ciclo PBEV.
A bateria de íons de lítio tem capacidade de 66,5 kWh nos dois modelos. O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC).
A cabine tem central multimídia com tela tátil de 10,25” e a geração mais recente do sistema MBUX, que possui novas opções de personalização da aparência e novas funções.
Os sistemas de assistência à condução incluem uma nova câmera mono de uso múltiplo e uma nova câmera de ré. Já o pacote de assistência à condução contém funções aprimoradas, como o assistente de permanência em faixa de rolamento, que agora intervém na direção em vez de recorrer ao controle de estabilidade.
Modelos já estão à venda nas concessionárias do país
Assim como os demais carros elétricos da Mercedes-Benz, os novos EQA e EQB incluem um carregador do tipo wallbox e pré-instalação como itens de série.
Os novos EQA 250 e EQB 350 já estão disponíveis por R$ 399.900 e R$ 449.900, respectivamente.
Fonte: Automotive Business