MBUX terá inteligência artificial para encontrar coisas que usuário não especificou.
A Mercedes-Benz trabalha junto à Alphabet, empresa mãe do Google, em uma nova versão do cupê CLA capaz de conversar com o motorista. Essa tecnologia do carro que fala seria uma espécie de assistente virtual, capacitado por inteligência artificial (IA).
O sistema desenvolvido por Mercedes e Google poderá dar informações sobre o trajeto e responder perguntas. O CLA com tal tecnologia deve ser lançado ainda em 2025.
De acordo com a Mercedes, o carro que fala será capaz de localizar destinos mesmo a partir de instruções vagas. O que vai incluir serviços como restaurantes e estações de recarga.
“Pense nesse assistente virtual como seu mordomo pessoal para fazer qualquer coisa no carro”, descreveu o CEO da montadora, Ola Källenius, em entrevista à “Bloomberg”. Ele comparou o novo assistente ao Jarvis, IA dos filmes do herói Homem de Ferro.
Carro que fala promete entender as preferências do motorista
Batizado de MBUX Virtual Assistant, o serviço será uma evolução do MBUX já existente nos carros da Mercedes. E pretende fazer mais do que os atuais apps de GPS e assistentes pessoais dos telefones celulares.
A ideia é que ele consiga pensar por você e fornecer informações que você eventualmente perguntaria. Por exemplo, se você disser que precisa comprar um tênis, ele irá fazer uma busca de lojas e oferecer as opções, dizendo algo como “a loja A é mais próxima, mas a loja B tem preços melhores, e a loja C fica aberta até tarde”.
O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, fez sua própria descrição: “Digamos que você está indo a um restaurante. O trânsito está ruim. Você pode me dizer se há um restaurante parecido que seja mais perto? Ele vai encontrar. O sistema ajudará você a encontrar coisas que você não especificou”, disse ele.
O plano da Mercedes é lançar o serviço na Europa primeiro, por volta do meio do ano, e depois nos EUA, no segundo semestre.
Fonte: Automotive Business