Governador se reuniu com representantes da BYD, gigante chinesa do setor de energia renovável.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), negocia, nos Estados Unidos, a instalação de uma planta industrial para produção de baterias para carros e outros veículos elétricos. Zema se reuniu, no dia 8 de maio, em Nova York, com representantes da BYD, empresa chinesa que produz componentes para esse segmento industrial.
A gigante chinesa está no Brasil desde 2003 e produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos em uma planta industrial localizada em Campinas (SP) e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus (AM). Há, ainda, projetos em andamento para construção de monotrilho em São Paulo e Salvador.
Em entrevista à Itatiaia, Zema afirmou que o objetivo da viagem aos Estados Unidos é tentar atrair investimentos do setor em Minas Gerais.
“Hoje, eles produzem ônibus elétricos, carros elétricos e baterias. E nós queremos mostrar para eles o potencial que Minas Gerais tem nessa questão. Nós temos o lítio – que é uma matéria-prima importantíssima para a produção de baterias – e também o nióbio, que vem sendo utilizado”, disse.
De acordo com Zema, o estado está “de portas abertas” para quem quiser investir e gerar empregos.
“Vamos mostrar para eles que Minas tem uma localização privilegiada no Brasil, que está no centro do país e que atende grandes mercados consumidores como Rio, São Paulo, Distrito Federal e tudo isso torna o nosso estado mais competitivo”, afirmou.
O governador anunciou um acordo com a empresa Boston Metal, que realizará um investimento de mais de R$ 570 milhões na construção de uma unidade de produção de aço verde na cidade de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes.
“Estou aqui em Boston, nos EUA, acompanhado do Tadeu Carneiro, CEO da Boston Metal, que está investindo em Minas Gerais R$ 573 milhões em uma metalurgia revolucionária, que vai usar os rejeitos de barragens, que hoje são uma preocupação para nosso estado. E que vai estar produzindo metal usando eletricidade, uma fonte de energia limpa”, disse Zema na ocasião.
No dia 9 de maio, Zema participou de um evento de lançamento do chamado “Vale do Lítio”, que apresentou a investidores, as possibilidades para exploração do mineral, abundante principalmente nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste do estado.
Fonte: Itatiaia