Se você procura um carro nesse segmento, confira a lista de modelos e versões que podem caber no seu orçamento
Se antigamente os câmbios automáticos eram restritos aos carros de luxo e custavam rios de dinheiro, atualmente é difícil encontrar um modelo que seja vendido apenas com câmbio manual. Além de ter ficado mais barato ao longo dos anos, esse tipo de transmissão se popularizou por oferecer mais conforto e conveniência aos consumidores.
Na última semana, por exemplo, a Fiat apresentou a linha 2023 do Cronos e, entre as principais novidades, está a adoção do câmbio CVT em algumas versões. Sendo assim, o modelo acabou se tornando o sedã compacto mais barato com câmbio automático do Brasil.
Aliás, com exceção do Volkswagen Voyage, que deve sair de linha em breve, e do Renault Logan, todos os outros modelos da categoria oferecem a opção de câmbio automático. Se você procura um carro deste segmento, mas quer encontrar um que caiba no orçamento, confira quais são os cinco sedãs compactos automáticos mais baratos do mercado.
O campeão entre os mais baratos é equipado com 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm associado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Sua lista de equipamentos inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, central multimídia de 7″, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, assinatura de LED nos faróis, rodas de aço aro 15, piloto automático, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e modo Sport.
Equipado com o bom motor 1.0 turbo de 116 cv e até 16,8 kgfm de torque, o sedã da Chevrolet é o mais vendido do segmento, mesmo sofrendo com as pausas na produção por falta de peças. Na lista de itens de série há seis airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, controlador de limite de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, volante multifuncional, direção elétrica, rádio AM/FM e duas entradas USB, rodas de aço aro 15 e vidros e travas elétricos.
O HB20S é um caso à parte. Apesar de aparecer na lista como o terceiro sedã compacto automático mais barato, o carro passou por uma reformulação geral, o que deve fazer os preços subirem. Mas como o novo modelo só chega às lojas em outubro, é possível ainda encontrá-lo na carroceria antiga com preços mais convidativos – é a hora, inclusive, de barganhar algum desconto.
Na versão Vision 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, o coreano vem com câmbio automático de seis marchas. Entre os equipamentos há ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço de 15”, central multimídia com tela de 8” e espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, quatro airbags, trio elétrico, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Desde a versão de entrada XL, o Yaris já traz o câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. O motor sempre é o 1.5 aspirado de até 110 cv e 14,9 kgfm (com etanol). Entre os equipamentos de série, destaque para ar-condicionado, direção elétrica, sete airbags, controle de estabilidade e de tração, auxílio de partida em rampa, central multimídia com tela sensível ao toque de 7” e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, trio elétrico e rodas de aço de 15”.
O quinto colocado da lista traz sob o capô motor 1.6 aspirado que rende 114 cv e 15,5 kgfm, que trabalha em conjunto a o câmbio CVT que simula seis marchas. A versão Sense tem na lista de equipamentos itens como ar-condicionado, volante multifuncional, partida por botão, direção elétrica, rádio AM/FM com três entradas USB, rodas de aço de 15″, trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de
partida em rampa, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro.
Fonte: Auto Esporte