Em parceria com a Safecar, a ABLA está criando condições diferenciadas para que as locadoras associadas possam ter acesso a mais um instrumento de combate ao furto de automóveis e comerciais leves: o cofre blindado, tecnologia que impede os ladrões de acessarem a Unidade de Controle Eletrônico (ECU), popularmente chamada de módulo dos veículos.
Na prática, o cofre blindado tem reduzido os furtos em até 99% dos casos, conforme as estatísticas da própria Safecar. Isso acontece porque o método de furto mais comum passa pela troca da ECU (computador central do carro), que é exatamente o que o cofre blindado impede os ladrões de fazer. O cofre é fabricado com alumínio de aviação e diversos outros avanços tecnológicos.
Como funciona
Cada ECU vem com um imobilizador original de fábrica – o carro só pode ser acionado se a chave estiver codificada para liberar o imobilizador. Assim, o motor funcionará apenas se os códigos forem iguais (chave original) e, como não existe maneira de acionar o motor sem burlar o imobilizador, os vilões passaram a furtar os carros trocando o computador central. “É por isso que o combate a esse tipo de crime passa por evitar que a troca da ECU seja feita”, explica a Safecar. “Para ter sucesso, é preciso impedir fisicamente que o ladrão tenha acesso aos conectores do carro”.
Até o final de abril de 2021, estão valendo as condições especiais para as locadoras associadas da ABLA interessadas em contar com o cofre blindado: instalação gratuita no PDI ou 50% de desconto para instalação em outros locais.
Fonte: ABLA – Associação Brasileira de Locadora de Automóveis