De olho em clientes B2C e B2B, montadora prepara lançamentos de plataformas e ferramentas virtuais para acelerar desenvolvimento de produtos.
Os olhos da Stellantis brilham com cifras para o segmento de softwares automotivos. As receitas globais da montadora nesta área cresceram incríveis 250% nos últimos três anos e, de olho na demanda, a empresa prepara diferentes lançamentos para clientes B2C e B2B.
Um destes lançamentos na área de software é o conjunto de ferramentas de design e testes baseadas em nuvem. Entre eles, o Virtual Engineering Workbench, que promete acelerar o desenvolvimento e implantação de softwares automotivos.
Segundo a Stellantis, os softwares – desenvolvidos internamente e com outros parceiros – permitirão recursos inéditos para os próximos veículos das suas marcas. Além disso, possibilitará a atualização de automóveis já em circulação atualmente.
A fabricante diz que realizou mais de 94 milhões atualizações remotas (OTA, “on the air“) em 2023. A Stellanis ainda calcula que a frota de veículos conectados monetizáveis cresceu para 13,8 milhões de automóveis este ano.
“Em pouco mais de dois anos, fizemos uma troca decisiva de uma mentalidade tradicional do setor automotivo para operar muito mais como uma startup, incluindo um foco importante na agilidade e no desenvolvimento de nossas próprias capacidades de criação de software. Isso nos dá flexibilidade crítica e uma vantagem competitiva no futuro”, enaltece Yves Bonnefont, chief software officer da Stellantis.
Integração de plataformas e software na Stellantis
O executivo diz que o próximo passo da montadora na área é a integração das três plataformas principais baseadas na arquitetura STLA, que serão aproveitadas nos futuros carros das 14 marcas que compõem o grupo já a partir de 2025.
Entre elas, a STLA Brain promete acesso a sensores e dispositivos de forma remota, o que reduzirá o número de unidades de centrais eletrônicas (ECU) por veículo pela metade, para cerca de 60 ECUs. Também possibilitará que novos recursos sejam desenvolvidos internamente em menos de seis meses, um quarto do tempo do processo atual.
A parte de interação com os comandos do veículo e dos sistemas multimídias ficará a cargo da arquitetura STLA SmartCockpit. Com forte uso de inteligência artificial (IA), a ferramenta terá como objetivo oferecer menus simplificados e intuitivos para os ocupantes do veículo.
Os novos dispositivos de assistência à condução que equiparão os carros da Stellantis serão desenvolvidos na STLA AutoDrive. A plataforma vai se valer dos recursos do STLA Brain e do STLA SmartCockpit para fornecer funcionalidades atualizadas da tecnologia ADAS, de itens de condução semi-autônoma.
Ao mesmo tempo, outros softwares estão em desenvolvimento pela fabricante para frotistas e clientes de varejo. Entre as ferramentas, dispositivos para planejamento de rotas, ChatGPT a bordo, aplicativo para assinatura de automóveis e sistema digital de gerenciamento de frotas.
Fonte: Automotive Business