Stellantis vai lançar 16 carros novos no Brasil em 2026; saiba quais são
Com seis marcas expostas no Salão do Automóvel 2025, era de se esperar que a Stellantis fosse a empresa com o maior número de novidades ao longo do evento. De acordo com Herlander Zola, presidente do grupo na América do Sul, serão 16 lançamentos até o fim do próximo ano — e seis deles são híbridos.
O executivo não deu maiores detalhes sobre estes lançamentos, mas já temos a confirmação de três deles: Ram Dakota, Jeep Avenger e o Fiat popular derivado do Grande Panda europeu. Os outros são mantidos em segredo, mas as movimentações recentes da Stellantis dão indícios claros do que esperar. Todas as marcas do grupo serão contempladas. Confira abaixo:
Fiat
Dois carros da Fiat estão previstos para o ano que vem: a Toro híbrida e o modelo nacional derivado do Grande Panda. A marca italiana, vale dizer, confirmou um modelo inédito por ano até 2030.
Conforme Autoesporte vem antecipando desde o ano passado, os carros da Stellantis equipados com motor 1.3 turbo terão sistema híbrido leve (MHEV) de 48 Volts. É só uma questão de tempo até este arranjo mecânico aparecer na Toro, o que pode ocorrer ainda no primeiro semestre.
Quanto ao hatch compacto que chega para substituir o Argo, a marca deve revelar seu nome ao longo dos próximos meses. É um carro que chega com grandes expectativas, e o objetivo de recolocar a Fiat na liderança do mercado brasileiro.
As opções de motores, provavelmente, são as mesmas já disponíveis na linha da marca italiana atualmente: 1.0 e 1.3 aspirados da família Firefly ou 1.0 turbo com sistema híbrido leve de 12 Volts. Resta saber qual variação mecânica será escolhida pela Stellantis.
Jeep
Além do Avenger, a Jeep terá outros três lançamentos em 2026. O primeiro, provavelmente, será o Cherokee com novo motor híbrido capaz de marcar mais de 16 km/l na cidade. Quem visitar o estande da marca no Salão do Automóvel poderá conhecê-lo.
Depois, será a vez dos veteranos Renegade e Commander estrearem suas versões híbridas. Nos dois casos, a base será o motor 1.3 turbo flex, que receberá um conjunto elétrico de 48 Volts. Este sistema é mais robusto que o híbrido leve atual da Stellantis, de apenas 12 Volts. Para marcar a atualização, o Renegade passará por seu terceiro facelift.
Vale lembrar que, após um breve período de incerteza, a Jeep confirmou a segunda geração do Renegade. Ele será lançado globalmente em 2027 com o mesmo porte e até uma versão elétrica inédita. O estilo robusto marcado pelas características aventureiras, como um “jipe raiz”, ainda será a parte central do estilo da nova geração.
Citroën
Ainda abordando os carros híbridos, a Citroën enfim terá uma linha eletrificada no Brasil. Os modelos C3 Aircross e Basalt receberão o mesmo conjunto utilizado por suas “irmãs” Fiat e Peugeot.
A tecnologia é a mesma usada nas variantes híbridas de Pulse e 2008, e toma como base o conhecido motor 1.0 T200 flex de 130 cv. Este sistema conta com um motor elétrico e uma bateria de íons de lítio de 12V associado ao propulsor a combustão.
Leapmotor
A chinesa Leapmotor confirmou que vai lançar mais um carro no Brasil. Trata-se do C16, um SUV de seis lugares que deve chegar ao mercado brasileiro em 2026.
São duas versões disponíveis. A opção elétrica tem tração traseira e entrega 299 cv de potência, além de 36,7 kgfm de torque. A bateria tem capacidade para 81,9 kWh e oferece autonomia de 630 km de acordo com as medições chinesas, no padrão CLTC.
Inclusive, durante o Salão do Automóvel, o presidente da Stellantis confirmou que a Leapmotor vai montar carros nacionais na fábrica da Jeep em Goiana (PE). Será em regime KD, quando as peças chegam importadas e desmontadas. Só não especificou se será com menor nível de complexidade (SKD) ou com mais processos de montagem (CKD).
E os outros?
Restam alguns modelos para completar a lista dos 16 carros anunciados pela Stellantis. Os que faltam devem surgir justamente das novidades exibidas no Salão do Automóvel: Peugeot 3008 GT, Peugeot e-208 GTI, Citroën C5 Aircross, Ram 1500 RHO e Ram 3500 Dually. Estes não foram confirmados oficialmente pela marca, que utilizará o evento como clínica para conversar com os clientes e testar a aceitação.
Pelo posicionamento de mercado, é provável que a Ram 1500 RHO apareça como concorrente da Ford Ranger Raptor no futuro. E como o “picapeiro” brasileiro dá mais valor para a capacidade de carga do que para o reboque, é improvável que a grande 3500 Dually, com suas rodas extras no eixo traseiro e capacidade para transportar 15 toneladas, seja vendida por aqui.
Já a Citroën fez uma correção de rota e se tornou uma fabricante de modelos mais simples e menos equipados, como C3, C3 Aircross e Basalt. Dessa forma, a chegada do SUV híbrido C5 Aircross também se torna improvável, apesar da marca ter iniciado estudos para testar sua aceitação.
Quanto à Peugeot, a chance da dupla 3008 GT e e-208 GTI chegar às lojas brasileiras é alta. A marca tem experiência no segmento dos carros eletrificados e já vendeu a antiga geração do SUV médio no Brasil. Indo além, seu apelo esportivo e tradição nas competições combina com um hot hatch elétrico que vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Fonte: Auto Esporte
