Uber lança serviço de carreto com picapes, furgões e vans; entenda regras
A Uber anunciou o lançamento de uma nova modalidade de atuação para a categoria Uber Envios. Focado no envio de itens de até 60 kg (como fogões e pequenas geladeiras), o serviço permite o cadastramento de veículos com capacidade de até 1.500 kg, incluindo utilitários, caminhonetes, vans ou caminhões pequenos. A novidade vale especialmente para as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas ou Ribeirão Preto.
De acordo com a empresa, o interessado poderá fazer o cadastro dentro do próprio aplicativo e selecionar a opção “entregas de carro, van ou VUC”. Uma vez aprovada a entrada, o motorista passará a receber ofertas de envios e aceitará a que melhor se enquadrar às capacidades do seu veículo. Para tanto, a Uber definiu padrões específicos de tamanho e peso (veja abaixo).
Outra regra estabelecida determina que o motorista não é responsável por realizar a carga e descarga dos objetos. A empresa explica que o carregamento e o descarregamento dos itens é de responsabilidade tanto do solicitante quanto do destinatário.
Dimensões dos itens
Para garantir a segurança do transporte e evitar excesso de peso, a Uber definiu limites específicos para os objetos.
- Veículos utilitário/caminhonete: 1.8×1.3×1.1m e até 500 kg;
- Van: 2.7×1.8×1.6m e até 1000 kg;
- Caminhão pequeno: 3.0×1.8×2.0m e até 1500 kg;
- Peso individual de cada item: no máximo 60kg;
- Veículos não devem exceder o Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg;
- Vedado o pedido de transporte de pessoas ou animais.
Veículos
Os veículos aceitos também foram listados pela Uber de acordo com cada categoria, incluindo picapes compactas, vans e pequenos caminhões.
Categoria Utilitário:
- Fiat Fiorino
- Renault Kangoo
- Fiat Strada
- Volkswagen Saveiro
- E similares
Categoria Van
- Fiat Ducato
- Ford Transit
- Renault Master
- E similares
Categoria Carreto
- Jac V260
- Iveco Daily (caminhões)
- Kia Bongo
- E similares
Como dito, a Uber destaca que remetente e destinatário são responsáveis pelo carregamento e descarregamento dos itens, além de garantir o local adequado para estacionamento.
Fonte: Auto Esporte
