Fabricante diz que motorizações a gasolina e diesel ainda terão vida longa
A Stellantis terá uma profunda reformulação em sua gama de motorizações. A ideia é preparar a fabricante para a transição dos motores de combustão para os movidos a eletricidade.
Micky Bly, vice-presidente sênior e diretor global de sistemas de propulsão da Stellantis, confirmou que a companhia seguirá investindo nos motores de combustão. Ao mesmo tempo em que enxuga a oferta de motorizações como forma de se preparar para a era dos carros elétricos.
A fabricante projeta que metade de suas vendas nos Estados Unidos serão de carros elétricos. Na Europa, o objetivo é ainda mais ambicioso, já que a projeção é de que 100% dos veículos comercializados no Velho Continente sejam movidos a eletricidade.
“Quando nos juntamos como duas famílias – PSA e FCA – tínhamos milhares de motores à disposição. Rapidamente estabelecemos nossas linhas de motores três cilindros, quatro-cilindros e até oito-cilindros. Estamos enxugando nosso portfólio de motores a diesel de forma ágil, e em um futuro breve teremos uma opção a diesel de baixa cilindrada e outro motor maior”, disse.
Bly afirmou que a Stellantis lançará 75 carros elétricos no mundo inteiro até o fim da década.
“Precisamos equilibrar essa estratégia, até porque os motores de combustão ainda existirão por muito tempo. Estamos incrementando a capacidade produtiva em várias regiões, como o Oriente Médio, a Europa e a América do Sul”.
Até os motores maiores, como o famoso Pentastar V6 (que equipa a picape Jeep Gladiator, por exemplo), devem ser aprimorados. Neste caso, a alegação é que o Hurricane 3.0 (presente em alguns modelos atuais da Stellantis) não entrega o desempenho à altura do motor com seis cilindros em “V”.
Enquanto várias montadoras já anunciaram o fim da produção de motores a gasolina e a diesel, a Stellantis ainda não seguirá por esse caminho. “Temos de fazer de tudo”, disse Bly.
Fonte: Automotive Business