O Detran-SP, Departamento Estadual de Trânsito paulista, anunciou nesta terça-feira (28) seu novo canal de comunicação; confira!
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo ou simplesmente Detran-SP possui agora um novo canal de comunicação.
Após se unir à central de comunicação estadual Fala SP, o órgão passa a ter um novo canal digital que congrega ouvidorias de várias alçadas.
O novo endereço eletrônico do Detran-SP permitirá denúncias, reclamações, elogios e solicitação de dados através da plataforma do Fala SP.
Trabalho em conjunto
A união do Detran-SP com o sistema Fala SP servirá para agregar ainda mais utilidade ao canal de comunicação que unifica manifestações destinadas aos órgãos e entidades do governo de São Paulo.
Ao acessar a plataforma Fala SP através da conta pelo portal gov.br, o usuário pode escolher o tipo de mensagem que deseja enviar, como elogio, sugestão ou denúncia. Em seguida, é preciso indicar a qual órgão ela se destina.
É aí que entra o Detran-SP, quando o assunto de interesse por relacionado ao trânsito paulista.
O que é nível prata ou ouro no gov?
Os níveis prata e outro no gov.com servem como referência de seguranças nas contas do sistema.
Para o acessar o novo canal de comunicação do Detran-SP através do Fala SP é preciso possuir uma conta .gov.br de nível prata ou ouro. O nível bronze não libera o acesso.
Vale lembrar que a cor indica o nível de segurança da conta.
O selo prata conta com blindagem maior que o bronze e exige cadastro biométrico facial ou dados bancários.
Já o selo ouro, pede biometria facial validada pela Justiça Eleitoral ou certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Possibilidade extra
Os avanços digitais de serviços do Detran-SP contribuem para uma gama ampliada de atendimento aos cidadãos paulistas.
Ainda assim, o estado conta com o atendimento presencial para temas específicos.
Para isso, a sede do Detran-SP segue disponível para receber solicitações presenciais, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 16h.
Denúncias de irregularidade
De acordo com Yara Marques, ouvidora do Detran-SP, todas as denúncias de suspeita de irregularidades no trânsito paulista devem ser feitas à ouvidoria.
O canal foi criado como forma de aumentar a facilidade na oferta de serviços e funcionará como uma segunda instância após atendimento frustrado no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Segundo o Detran-SP, atualmente, a ouvidoria do departamento de trânsito recebe entre vinte e trinta denúncias, e de 150 a 300 reclamações por dia.
No mês, a média gira entre 600 e 900 denúncias, e de 4.500 a 9.000 reclamações.
Fonte: Garagem 360º