Parceria da montadora com a Zeta Energy visa desenvolvimento de peças de lítio-enxofre mais leves e eficientes.
A busca por veículos eletrificados com maior eficiência passa por baterias mais leves. E que possam ser carregadas de forma mais rápida. Esta é a ambição da Stellantis na parceria que acaba de formalizar com a Zeta Energy.
O acordo tem como objetivo desenvolver peças de lítio-enxofre para os veículos elétricos da montadora. Segundo as empresas, tais baterias têm o potencial de aumentar a velocidade de carregamento rápido em até 50%.
Baterias da Stellantis também terão custo menor
Além disso, os equipamentos também são mais leves, sem perder a capacidade em kWh. Desta forma, podem conferir maior autonomia para o carro elétrico – e até melhor desempenho.
A tecnologia também salta aos olhos em questões de custo. A estimativa da Stellantis e da Zeta é que as baterias de lítio-enxofre tenham custo inferior à metade do valor por kWh das atuais peças de íons de lítio.
As baterias serão compostas de metano e enxofre não refinado, um subproduto de várias indústrias. Assim, não necessitam de materias como cobalto, grafite, manganês ou níquel.
Com isso, a promessa é de nível de emissões de CO2 significativamente menor em relação à fabricação das baterias atuais.
A parceria entre Stellantis e Zeta inclui o desenvolvimento de pré-produção e o planejamento para fabricação futura das baterias. A meta é que as peças comecem a equipar os veículos elétricos da fabricante até 2030.
Fonte: Automotive Business