
Serviço de monitoramento será oferecido por assinatura e inclui acesso à rede de assistência da marca.
Em parceria com a ZF, a Goodyear traz ao mercado um novo serviço de gestão de frotas. A fabricante de pneumáticos apresentou o TPMS Plus, solução de monitoramento que acompanha pressão, temperatura e localização de pneus de caminhões, o que pode aumentar sua vida útil.
Por meio da supervisão detalhada e atuação preventiva, a promessa é que o sistema aumente em 13% a vida útil dos pneus. E ainda amplie a segunda vida, com recapagem.
Além da vida útil dos pneus, sistema facilita “segunda vida”
Fernanda Bare, gerente de desenvolvimento de negócios da Goodyear, diz que a empresa nao pode detalhar o preço da novidade.
“O serviço será oferecido por meio de uma mensalidade. O valor depende muito do tamanho da frota, tipo de veículo e quantidade de pneus. Mas, de qualquer forma, a economia que a solução gera mais do que compensa o investimento”, garante.
Ela dá o exemplo de um pneu que rodaria 100 mil quilômetros em uma primeira vida, antes da recapagem. Segundo ela, com o Goodyear TPMS Plus, esse uso aumenta para 113 mil quilômetros.
“É uma economia muito importante porque os pneus têm participação importante na composição do custo do frete”, avalia.
Solução quer resolver avalanche de dados para os frotistas
O sistema de monitoramento cancioneiro com um pequeno sensor da ZF instalado em cada pneu. Os dispositivos são conectados a um hardware que pode ser instalado no caminhão ou na carreta.
Esse conjunto coleta informações e envia a uma plataforma em nuvem da Goodyear. Tudo tem acompanhamento em tempo real pela empresa e pelos clientes, pneu por pneu.
Fernanda diz que, além da informação muito detalhada e do aumento da vida útil dos pneus, o serviço tem como diferencial a assessoria ativa da fabricante para garantir que o cliente, de fato, tome as providências necessárias em caso de algum alerta, por exemplo.
“Os frotistas estão sobrecarregados com um enorme volume de dados sobre as frotas. Por isso, criamos uma torre de controle que acompanha tudo e, ativamente, ajuda o cliente a tomar as ações necessárias”, detalha a executiva.
O serviço inclui a assistência nacional na rede Goodyear.
“Muitas empresas só têm estrutura para manutenção de pneus na própria garagem e o caminhão pode estar a milhares de quilômetros de distância quando enfrenta um problema. Nesse caso, o cliente contará com a nossa rede”, conta Fernanda.
ZF e Goodyear desenvolveram solução no Brasil
A parceria entre ZF e Goodyear começa no Brasil, mas pode ganhar o mundo. É o que garante Eduardo Gualberto, diretor da divisão de pneus para veículos comerciais da segunda empresa.
Segundo ele, o desenvolvimento da solução acompanhou a necessidade dos frotistas brasileiros, cujos veículos percorrem longas distâncias, passam muito tempo fora da garagem e, assim, demandam acompanhamento à distância.
Por enquanto, o hardware da ZF, já lançado no Brasil durante a Fenatran 2024, é importando. Mas, segundo a companhia, a ideia é sempre nacionalizar o máximo possível da produção. Para isso, só é necessário um bom volume de vendas.
Fonte: Automotive Business