Informe Sindloc SP: A Infosistemas afirma que o LOCAVIA é o mais completo software de gestão para locadoras de veículos. No que está baseada essa afirmação?
Cassio Maia: A Infosistemas está sempre em busca de inovações tecnológicas para que o LOCAVIA esteja atualizado e atenda perfeitamente às necessidades dos clientes. Tal busca torna o sistema inovador e capaz de atender o mercado de locação de veículos em sua totalidade. O LOCAVIA é ideal para as locadoras focadas em rent a car, terceirização de frotas e gestão de franquias. Além disso, o sistema pode ser acessado por meio de diversos dispositivos de hardware, dentre os quais destacamos computadores pessoais, notebooks, tablets como os iPads e os SmartPhones baseados nas plataformas iOS (iPhone), Android e Windows Phone, ou seja, é possível acessar o sistema de qualquer lugar.
Informe Sindloc SP: Qual a dificuldade para aqueles que não estão afeitos à tecnologia, em termos de aprender a usar o sistema?
Cassio Maia: As dificuldades são poucas já que o LOCAVIA, por meio de uma interface simples, de fácil manuseio e assimilação, possibilita uma significativa rapidez no processo de aprendizagem e uso do sistema. A Infosistemas conta com colaboradores capacitados e sempre disponíveis para auxiliar no processo de adaptação à utilização do sistema, minimizando as possíveis dificuldades. São disponibilizados manuais de usuário, sempre atualizados de acordo com as alterações do sistema. Além disso, foi desenvolvida a certificação LOCAVIA Expert com o intuito de preparar e capacitar os profissionais das locadoras de veículos, na utilização do sistema.
Informe Sindloc SP: Na prática, quais as principais vantagens do LOCAVIA para quem opera com rent a car?
Cassio Maia: Para os adeptos ao modelo rent a car, o sistema disponibiliza várias funções para o dia a dia da locação. Por meio do software é possível abrir e fechar contratos, realizar a substituição de veículos, registrar a movimentação de entrada e saída, além de controlar a posição da frota com a situação e a localização de cada veículo.
Informe Sindloc SP: E para quem trabalha com a terceirização de frotas?
Cassio Maia: Nesse caso, o sistema oferece inúmeros recursos para gerenciar os processos envolvidos na terceirização. É possível faturar vários contratos de um mesmo cliente, renovar os contratos, gerar a cobrança através de recibos, notas de débitos/fiscais, emitir o boleto bancário e controlar a cobrança pelo ‘Contas a Receber’.
Informe Sindloc SP: O que mais o software pode oferecer?
Cassio Maia: O LOCAVIA possibilita a realização da gestão completa da locadora. Além disso, foram desenvolvidos alguns acessórios por meio da integração com serviços prestados por diversos parceiros da Infosistemas que, em conjunto com o LOCAVIA, são ferramentas importantíssimas na gestão da frota de uma locadora.
Informe Sindloc SP: Existe algum benefício em relação ao controle da manutenção?
Cassio Maia: Sem dúvida. O sistema controla as manutenções preventivas e corretivas de cada veículo da frota, através de ordens de serviço. Ele alerta automaticamente, pela quilometragem, as manutenções preventivas vencidas e organiza as manutenções corretivas, apurando custos e controlando eventuais reembolsos cobrados ao cliente.
Informe Sindloc SP: As locadoras que já estão usando o sistema têm feito elogios também em relação ao controle de multas. Como isso funciona?
Cassio Maia: Informando os dados da autuação, o LOCAVIA faz a pesquisa do veículo multado e interage, por meio do acessório InfoMultas, com os Detrans de alguns Estados para obter as autuações recentes do veículo. Usando esse recurso ganha-se tempo, já que não é necessário abrir o navegador e ter o trabalho de localizar e consultar as autuações. A ferramenta possibilita ainda a identificação dos condutores infratores, facilitando o contato com os mesmos, diminuindo assim o prejuízo da locadora em relação à inadimplência dos clientes e à multa NIC, cujo condutor não é identificado.
Informe Sindloc SP: Sobre o controle de abastecimentos e o gerenciamento de documentos. O que é possível dizer a respeito?
Cassio Maia: Bem, o LOCAVIA simplifica o controle de convênios com postos de gasolina, fazendo a emissão de “Autorizações de Abastecimento” e apuração detalhada do valor dos abastecimentos realizados, conciliando com a fatura periódica emitida pelo posto. O sistema possibilita ainda a integração com as principais empresas de gestão de combustível, registrando automaticamente as informações. Em relação aos documentos, esses podem ser digitalizados e inseridos no sistema. Uma vez armazenados, podem ser visualizados quando necessário. Isso significa menos uso de papel, gerando economia e colaborando com o meio ambiente.
Informe Sindloc SP: Todos esses resultados são fáceis de serem visualizados?
Cassio Maia: Sim, o sistema fornece informações gerenciais que facilitam as análises por parte do gestor da frota. Através do acessório InfoBI, é possível acessar e visualizar diversos gráficos e painéis dinâmicos, comparando a performance dos veículos da frota e da locadora, possibilitando uma análise dos resultados obtidos ao final de determinado período.
Informe Sindloc SP: A organização financeira da locadora é beneficiada?
Cassio Maia: Essa é mais uma das vantagens do LOCAVIA. O sistema possui um módulo completo e totalmente integrado, composto por Contas a Pagar e a Receber, Gestão de Contas Correntes e Tesouraria, Fluxo de Caixa, Cálculo de Depreciação da Frota, Apuração de Despesas por meio de Naturezas de Gastos e das Receitas, através do conceito Naturezas de Receitas. O software possibilita ainda um avançado controle de contratos de financiamento de veículos. Além disso, o módulo financeiro dispõe de mais de 30 relatórios, entre gerenciais e operacionais, para suportar os processos diários e balizar suas tomadas de decisão.
Informe Sindloc SP: É possível registrar os atendimentos feitos aos clientes?
Cassio Maia: Sim. Os atendimentos são registrados por meio de um Sistema de Atendimento ao Cliente, que apresenta ao usuário todas as informações do veículo em questão, como contrato vigente, locatário, condições de proteção etc. Caso haja uma ocorrência policial, o sistema armazena as informações do sinistro, incluindo os terceiros envolvidos e as testemunhas. Com tal registro, é possível ainda mensurar a qualidade do atendimento realizado pela locadora.
Informe Sindloc SP: O LOCAVIA controla as reservas de cada veículo?
Cassio Maia: Sim. Cada reserva gera um identificador único, informado ao cliente. Com a reserva realizada é ainda mais fácil abrir o contrato de locação. É possível realizar um controle das reservas não atendidas, apresentando relatório de locações perdidas.
Vale ressaltar a possibilidade de integração do site da locadora com o módulo ‘reserva’ do sistema LOCAVIA.
Informe Sindloc SP: E quanto à segurança? O LOCAVIA é um sistema absolutamente seguro?
Cassio Maia: O sistema permite que um usuário do tipo “administrador” configure e controle o acesso dos demais a cada módulo do LOCAVIA. Pelo conceito de “Grupo de Usuários”, são definidas as permissões de acesso a cada janela do sistema, determinando que tipo de ação os usuários de determinado grupo poderão executar: consulta, inclusão, alteração ou exclusão.
Ainda em relação à segurança, a Infosistemas oferece dois modelos de hospedagem de dados: a solução in house, que armazena os dados na estrutura do cliente e a solução cloud computing, que utiliza o acessório InfoDatum para a publicação dos dados do cliente na nuvem.
Informe Sindloc SP: É possível saber qual foi o usuário que alterou determinada informação do sistema?
Cassio Maia: Sim. Toda a operação do sistema é automaticamente gravada, permitindo consultar qual usuário alterou ou excluiu determinada informação. As transações são registradas com o nome do usuário, data, hora, dados inseridos, dados alterados (valor novo e valor antigo) e os dados excluídos.
Informe Sindloc SP: Como as locadoras podem contratar o produto?
Cassio Maia: A Infosistemas criou um modelo de negócios exclusivo, que viabiliza a implantação do LOCAVIA sem a necessidade de investimentos para aquisição de licenças de uso. A locadora paga apenas uma mensalidade, após 30 dias de uso, cujo valor depende da quantidade de veículos da frota. Aderindo a esse modelo, as locadoras pequenas, que estão iniciando a operação, utilizam o melhor software para gestão de Locadoras de Veículos por um valor proporcional ao tamanho da frota. As locadoras maiores também se beneficiam deste modelo, uma vez que a mensalidade entra no custo variável da empresa. Se a frota é grande o valor da mensalidade é justo, se a frota reduz por qualquer motivo, a contribuição mensal também diminui.
Fonte: Informe Sindloc SP