A confiança, estimativas de crescimento econômico e as mudanças no comportamento do consumidor que está agora mais disposto a alugar veículos, são fatores que devem sustentar o crescimento do aluguel de carros em 2019.
As Locadoras de veículos aprimoraram os serviços oferecidos e tiveram crescimento significativo ao longo dos últimos anos. Ampliaram a frota para atender a crescente demanda. Conforme registro da ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, um em cada quatro emplacamentos de veículos realizado no primeiro semestre de 2018 foi feito por locadoras. Hoje, consumidores deixaram de comprar carros para alugar ou utilizar aplicativos de motoristas.
Para alcançar o sucesso neste mercado é importante oferecer diferenciais. Procurar novas formas de apresentar os produtos tornando-os mais atrativos, superando as expectativas dos clientes. É importante também prestar um serviço de qualidade, como um bom atendimento e proatividade. O aluguel Rent a Car deve apresentar ao consumidor opcionais e necessidades diferenciadas, como: veículos adaptados para públicos especiais. A terceirização da frota é uma boa opção oferecida pela locadora, ela garante a locação por um período maior, o que reduz a possível ociosidade do veículo. O modelo franquia é o reconhecimento da marca e expansão do negócio, esse tem crescido bastante e registra lideranças no mercado. O serviço de carro por assinatura com valor fixo mensal é uma inovação que oferece ao cliente usar um carro zero por 12 ou 24 meses sem se preocupar com os custos de aquisição e manutenção do veículo.
Atualmente as locadoras de veículos contam com sistema de gestão para organizar suas atividades. A ferramenta assume completamente o controle operacional, administrativo e financeiro da locadora. Com módulos especialmente desenvolvidos para a gestão e manutenção da frota, controlando os contratos diários (RAC) e mensais e com todo o suporte à terceirização de frotas. Além da organização dos processos, o gestor tem disponíveis os relatórios que possibilitam acompanhar e dar uma orientação ao seu negócio.
Nesse mercado ganha mais quem oferece os melhores serviços e inovações. Para a permanência e o equilíbrio financeiro é necessário ter em mãos uma boa ferramenta que apresente os resultados e uma boa gestão para a tomada de decisão.
Se for esse o seu negócio, dependerá de você ter sucesso e a permanência no mercado!