Frente a um período de instabilidade e crise gerado pela pandemia da Covid-19, a necessidade de adaptação em diferentes âmbitos mercadológicos é pauta essencial. Em Webinar promovido pela Vers Contabilidade, o CEO da Info Marcelo Almeida, foi um dos convidados do Co-fundador da VersRodrigo Santana, onde comentam as alternativas para alavancar os resultados de locadoras, mesmo estando em uma pandemia.
A alta propagação da Covid-19 trouxe mudanças tanto temporárias quanto permanentes. Esse cenário gerou um fenômeno pouco, ou talvez jamais visto em períodos de crise, considerando que as empresas com serviços essenciais passaram a ser intensamente demandadas, enquanto, por outro lado, os serviços não essenciais são subdemandados. Tal desequilíbrio gera uma crise menos homogênea que as vistas anteriormente, apontando a inevitabilidade de se preparar para possíveis cenários e de se adaptar ao momento.
Nesse contexto, diante da crise sanitária, a demanda pelos transportes públicos foi reduzida, bem como pelo transporte privado compartilhado, por exemplo Uber e outros aplicativos. Consequentemente, a procura pelo uso individual de veículos cresceu, impactando os diferentes segmentos da locação de automóveis. Assim, diversas empresas locadoras precisaram vender ativos para ter rentabilidade e atravessar o período de crise.
Por outro lado, é possível prever alternativas para evitar que os prejuízos sejam tão danosos. Na parte de Rent a Car, foi evidente a redução de locações para turismo, porém houve também um aumento de outras viagens que substituíram as aéreas, por exemplo. Já para o setor de terceirização de frota, as taxas de juros estão mais baixas que o normal, o que pode favorecer as locadoras de certo modo. No caso do setor de carros compartilhados, por um lado houve uma redução brusca na demanda por esse serviço, mas também um consequente aumento na procura pelo mercado de carro por assinatura.
Portanto, para se sair bem em um cenário como esse, é necessária uma reinvenção dentro do modelo de negócios, sendo um momento de inovar e propor novos serviços de mobilidade para atender esse modelo de mercado, como apontou Marcelo. Segundo ele, com a baixa demanda de alguns setores, vem a oportunidade para se organizar melhor, como refazendo o time e fornecendo treinamento à equipe. Além disso, é preciso atentar para os novos caminhos que o mercado está oferecendo, com destaque ao carro por assinatura, à locação de elétricos (também em crescimento), de mini carros (como para atender a eventos sociais), e até mesmo de motorhomes.
Para isso, o Locavia já tem todo o preparo para suportar locadoras caso queiram inovar, seja através dos portais, de apps mobile ou até mesmo do próprio sistema de gestão, como contou Marcelo em entrevista após o Webinar. Não somente isso, ele apontou também uma importante alternativa adotada pela Info para esse período de pandemia, que foi a troca do sistema de telefonia para IP, buscando uma integração maior entre os membros da equipe e entre os clientes, haja vista a exigência de adaptação para o modelo de home office.
Além disso, também ressaltou que a Info está focada em prestar um atendimento mais humanizado possível, oferecendo atendimentos feitos em contato direto com o cliente, sendo este um diferencial da empresa, que aposta na estratégia de customer success.
Assim sendo, é possível, sim, o crescimento neste momento, com as adaptações necessárias para atender a demanda do momento e do atual mercado. Por isso, a Info busca atualizar a todo vapor seus produtos e serviços prestados ao cliente, com constante inovação e investimento.