Com sua vida dedicada a tecnologia desde os 14 anos, Marcelo Almeida está entre os desenvolvedores que, direta ou indiretamente pelo Sculptor, mais produziu Softwares e Sistemas no Brasil e como consequência a toda sua dedicação, hoje comanda a maior empresa de tecnologia do setor de mobilidade do país.
Para o sucesso de uma empresa é necessária uma gestão de qualidade e com eficiência, na Info não seria diferente, temos excelentes profissionais na diretoria liderada pelo CEO Marcelo Almeida. Buscando entender como tudo começou e o que faz a Info ser líder do setor e uma das melhores empresas para se trabalhar no país voltaremos no tempo para conhecermos um pouco da trajetória do nosso CEO.
Marcelo começou a se interessar pela área da computação aos 14 anos de idade, em meados dos anos 70, quando na época eram poucas as informações sobre o assunto e os recursos eram bastante escassos. Aquele garoto não se abateu e desbravou, como em uma selva fechada, e com tão pouca idade começou a codificar e sonhar com a construção de sistemas, produtos de software, e criar ferramentas que impactassem a sociedade e facilitaria a vida de todos, não só de empresas, mas de pessoas.
Esse garoto foi se aprimorando e com pouco tempo já estava ganhando um dinheirinho com seus trabalhos. Visando o futuro, realizou um curso técnico na área, trabalhou e se aperfeiçoou ingressando na faculdade para adquirir novas técnicas e aumentar seu conhecimento.
Em 1987 Marcelo fundou sua primeira empresa, muito jovem ele tinha um grande talento para área de programação, mas nenhuma experiência em gestão de empresas e foi assim por quase 20 anos. Nesse período o que ele fez foi codificar inúmeros sistemas e inúmeros softwares, vivendo diversas experiências, desde Cálculo de Relógio de Sol, passando por, pasmem, software para Identificação de ossadas, até games. Não podemos deixar de mencionar que foi Tech Lead do time que criou e codificou a primeira versão do Programa do Imposto de Renda Pessoa Física (Windows) para a Receita Federal. Criou tantos softwares que percebeu um padrão na codificação destes, acreditou que seria possível fazer um software que fosse capaz de criar outros softwares. E foi assim com o Sculptor, esta ferramenta era um gerador de programas que foi um grande sucesso nas décadas de 80 e 90, usado por uma legião de programadores que se apoiavam nessa ferramenta para criarem seus sistemas. Foram no total 11 empresas antes da Info, todas fundadas por ele, em algumas havia sociedade em outras não, em uma específica fracassou tendo a falência decretada, até chegar o momento em que Marcelo entendeu que somente o talento em codificação não seria o suficiente, era necessária uma gestão eficiente. Ele não tinha conhecimento teórico para liderar pessoas, mas tinha uma bagagem de 20 anos de prática, entre erros e acertos, sentindo-se preparado e maduro para começar um novo projeto aplicando todo seu conhecimento e construir uma grande empresa.
Em janeiro de 2006 Marcelo, juntamente com Gustavo Maia e Mário Torres, projetou a Info com o objetivo de ser uma empresa diferente. Um ponto que era muito importante, e não acontecia nas antigas empresas que o CEO fundou, era o de reter conhecimento e esse foi o principal ponto estratégico para o crescimento da Info.
Quando se fala sobre reter o conhecimento de uma empresa de software, partimos do princípio de que está na cabeça dos colaboradores, sendo assim para mantermos o conhecimento a única forma é preservá-los na organização. Mas o colaborador é livre para se desligar ou a empresa é livre para interromper um contrato de trabalho, então como resolver essa questão? Colocando em prática seus 20 anos de experiência, Marcelo, juntamente com os demais sócios, criaram o principal fundamento da Info, valorizar as pessoas! Usando uma metodologia inovadora para recrutamento, fundamentada em valores e com o foco voltado em reter talentos, sempre valorizando-os, foram traçadas estratégias para que os colaboradores trabalhassem felizes e motivados.
Marcelo começou a colocar em prática estratégias para que os colaboradores trabalhassem felizes, satisfeitos, motivados e realizados para que não tivessem vontade de sair da Info. Fundada com essa filosofia onde o foco principal são as pessoas que estão trabalhando nela, muitas estratégias e novidades foram surgindo para que esse objetivo fosse alcançado, uma busca incessante e continua porque todos os dias é necessário pensar em uma nova forma, em novos mecanismos para fortalecer a relação colaborador/empresa. Marcelo acredita fortemente que “as pessoas vão se dedicar ao trabalho quando elas encontram um ambiente favorável, em que elas se sintam felizes e realizadas, assim elas vão se dedicar ao trabalho de forma espontânea com todo o potencial que elas têm, gerando certa autonomia sem uma cobrança constante dos líderes por resultados, o próprio colaborador tem que se cobrar de um alto desempenho porque ele está no ambiente favorável e está se sentindo feliz e motivado. Tudo isso aconteceu naturalmente e acredito que essa estratégia tenha dado certo, a Info é uma empresa que cresce ano após ano com taxas muito elevadas próximas a 50%, no mínimo em torno de 20% ao ano, sendo que em alguns chegamos a ter até 94% de crescimento anual, que é muito impactante quando se fala em desenvolvimento de empresas”.
Com uma estratégia já em andamento, era necessário escolher um setor no mercado para se dedicar. Ter diversos produtos oferecidos não possibilita uma entrega perfeita, ninguém é bom em tudo, é preciso focar. Marcelo exemplifica que “atletas de alta performance precisam se especializar em uma modalidade, então você pega como exemplo corredores no atletismo, podem ser maratonistas, há outros que fazem 100 metros rasos, tem os que fazem 200 metros, e ainda alguns que se especializam em 800 metros com barreiras. Se você quiser realmente ser um medalhista de ouro é necessário focar em um nicho específico. Meu sonho era ser um medalhista de ouro e para isso eu pensava focar em um segmento e apareceu, meio que por acaso, uma oportunidade de desenvolvermos um primeiro software no setor de mobilidade, enxergamos que o segmento realmente estava muito desatendido e me propus a focar nesse segmento, acreditando que era uma bela oportunidade para ter uma relevância e no futuro quem sabe até conquistar a liderança do mercado. Então buscamos esse objetivo e, com esse alvo em mente criamos o Locavia, uma solução para o mercado de mobilidade. Fomos aprimorando, ganhamos uma relevância no mercado, viramos um player competitivo até que em 2010 nós assumimos a liderança desse mercado e já são mais de 10 anos como líderes oferecendo soluções de gestão para o mercado de mobilidade”.
O sonho de um menino de 14 anos, se tornou o sonho de um time com mais de 150 colaboradores e hoje é uma realidade! Com ótimos números para mostrar seu constante crescimento e o principal, respeitando e valorizando pessoas, a Info estruturou o ecossistema da mobilidade criando uma arquitetura de soluções tecnológicas chamada LocaviaHub, consolidando todo o incansável trabalho relatado nesta instigante história, que refletimos no infográfico abaixo:
A Info é líder no mercado de tecnologia aplicada ao setor de mobilidade há mais de 10 anos e podemos afirmar que é uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
E você, quer trabalhar com a gente, ou tem interesse em contratar o sistema que é líder de mercado? Nos chame para uma conversa através do nosso WhatsApp e conheça melhor todos nossos produtos e serviços: https://api.whatsapp.com/send?phone=553125332501.