Todos os anos carros novos entram na lista de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Dependendo do ano de fabricação do carro, a taxa deixa de existir. Cada estado aplica uma regra que os proprietários devem considerar antes de considerar as taxas de fim de taxa por meio de uma isenção do IPVA.
Os impostos são sempre recolhidos no início de cada ano. Por isso os motoristas devem ficar atentos ao comunicado de cada estado para não perder a data. Para quem tem viaturas mais antigas, a consulta da ficha de isenção fiscal é fundamental, pois os cidadãos estarão finalmente isentos deste imposto em 2023.
O que é o que é o IPVA?
O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anualmente pago pelos donos de veículos. É por meio do pagamento deste imposto que o estado consegue realizar investimento na infraestrutura das rodovias, avenidas e estradas. O valor do imposto é calculado com base no valor do veículo e a quitação do IPVA é um requisito para o licenciamento.
IPVA isento
Quando os carros são isentos de impostos, os proprietários obtêm um alívio extra em seus bolsos. Por exemplo, essa pode ser uma oportunidade de economizar dinheiro no início do ano. Não há IPVA pairando sobre a cabeça das pessoas, as pessoas só se preocupam com a manutenção contínua do carro, seguro e custos de combustível.
O imposto em questão é um imposto estadual. Portanto, as taxas variam de pessoa para pessoa. Cada unidade da federação pode definir suas próprias regras. A taxa cobrada varia entre 2% e 4% dependendo do valor de mercado do veículo. Alguns estados permitem apenas pagamentos parcelados, enquanto outros aceitam pagamentos parcelados.
Além do Distrito Federal, 12 estados oferecem isenção de IPVA para carros com mais de 15 anos. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pala, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e trem Sergi. No Mato Grosso, a regra vale para veículos fabricados há 18 anos.
Os carros têm isenção de IPVA com base no ano de fabricação. Os mais velhos são gratuitos. Então veja abaixo a lista de carros – e mais especificamente a idade deles – cujos donos podem ficar despreocupados em 2023:
– Veículos com mais de 10 anos: em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
– Veículos com 15 anos ou mais: no Amapá; Amazonas; Bahia; Ceará; Distrito Federal;
– Veículos com 18 anos ou mais: Estado do Mato Grosso;
– Veículos com mais de 20 anos: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul.
– Veículos com 23 anos ou mais: em Alagoas; Veículos com 30 anos ou mais: em Santa Catarina. No caso de Minas Gerais e Pernambuco, a redução tem sido gradual.
O valor do IPVA diminui conforme a época de fabricação do carro. Nesse caso, quanto maior a idade, menor o valor cobrado até que seja totalmente isento.
Para solicitar a isenção do IPVA PcD 2023 em São Paulo, é necessário acessar o site da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda) e preencher o requerimento no Sivei (Sistema de Veículos). O prazo para protocolar o pedido se encerrou no dia 30 de novembro de 2022.
Fonte: Mercado Automotivo