Onix e Onix Plus: Chevrolet reativa garantia da correia dentada de modelos antigos

Em uma notícia que alivia muitos proprietários, a Chevrolet lançou uma campanha de pós-venda para reativar a garantia da controversa correia dentada banhada a óleo dos modelos Onix e Onix Plus. A informação, apurada em primeira mão pelo site Autos Segredos, é uma resposta direta à preocupação dos consumidores e à má reputação que o componente ganhou.
Onix e Onix Plus: Chevrolet reativa garantia da correia dentada de modelos antigos
A iniciativa, válida para veículos fabricados a partir de 2019/2020, se estende até 31 de dezembro de 2025 e é uma boa notícia principalmente para quem comprou o carro usado e não tem o histórico de manutenção completo.
A campanha permite que a garantia original da correia, que pode chegar a 240 mil km, seja reativada mesmo para veículos que não fizeram todas as revisões na rede autorizada. Para isso, o proprietário deve levar o carro a uma concessionária para uma inspeção técnica.
Opções de Serviço – Campanha Especial |
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Condição | Serviço e Valor |
Correia Aprovada | Troca de óleo e filtro – R$ 660 (valor fixo) |
Correia com contaminação ou desgaste | Substituição do kit completo da correia – R$ 700 (promoção exclusiva, valor original ~R$ 6.000) |
Com a reativação, a garantia é renovada até 240 mil km, desde que as trocas de óleo continuem sendo feitas a cada 10 mil km ou 1 ano na rede Chevrolet.
O problema da correia “melada” e a nova geração
O sistema de correia dentada banhada a óleo, que trabalha em contato direto com o lubrificante, exige a utilização de óleos específicos e homologados pela montadora.
No caso dos motores do Onix, os óleos recomendados são o 0W20 e 5W30 com certificação Dexos 1 Gen 3. O uso de produtos falsificados ou inadequados pode causar o ressecamento e a descamação da correia, contaminando o motor e, em casos graves, levando à sua fusão.
Para combater esse problema, a nova geração da correia dentada, que equipa os motores atuais, foi aprimorada. Segundo a engenharia da GM, a nova peça tem reforço de fibra de vidro e revestimento de teflon, o que a torna mais resistente.
Essa mudança impede que, mesmo com o uso de um óleo inadequado, partículas de borracha soltas entupam os dutos de lubrificação, um risco comum no modelo anterior.
Fonte: Garagem 360º